Topo

Pela 1ª vez vi a importância dos ensaios, brinca Axl Rose em vídeo do AC/DC

Do UOL, em São Paulo

06/05/2016 18h56

A responsabilidade de assumir o posto do veterano Brian Johnson, 68, no AC/DC parece ter feito muito bem para Axl Rose, 54. O vocalista do Guns N' Roses deixou a rebeldia de lado e falou com a BBC em sua primeira entrevista em cinco anos. Ele também tem surgido animado em vídeos de divulgação nas redes sociais da banda e da produtora dos shows da turnê pela Europa, que começa neste sábado (7).

Fã confesso da banda australiana, Axl Rose revelou na entrevista que tomou a iniciativa de procurar a banda assim que soube do problema de saúde de Brian Johnson. Nos vídeos do AC/DC, Axl aparece ao lado de Angus Young e Cliff Williams. Em um deles, Angus e Cliff explicam o estado de saúde do vocalista.

"É uma coisa horrível e eu espero que ele melhore", diz o líder do Guns N' Roses sobre a saúde do vocalista, sempre falando depois dos integrantes do AC/DC.  Axl ainda destacou que em nenhum momento quis aparecer ou levar alguma vantagem justamente por ser uma situação grave de saúde.

Em um outro vídeo mais descontraído em que os três aparecem juntos, Axl Rose brinca sobre sua dedicação nos ensaios com o AC/DC. Ele diz que nunca tinha cantado profissionalmente nenhuma música da banda australiana, mas que conhecia bem o repertório por ser fã e ouvir em seus momentos de lazer e "no carro". "Agora eu sei a importância dos ensaios pela primeira vez na minha vida", brinca Axl Rose, arrancando risadas do lendário guitarrista e do baixista do AC/DC.

O AC/DC ainda divulgou imagens dos ensaios com o vocalista do Axl Rose e destacou a importância do baterista Chris Slade e de Stevie Young no lugar do tio Malcolm Young. "Ele cresceu e se desenvolveu ouvindo a guitarra do Malcolm", diz Angus sobre o sobrinho.

A chegada de Axl

A escolha do cantor para o lugar de Brian Johnson rendeu muitas críticas ao AC/DC, que teve de reembolsar alguns milhares de fãs que se recusaram a pagar por uma apresentação sem o vocalista original. Por outro lado, os fãs de Guns N' Roses ficaram animados com a notícia e provavelmente vão preencher o espaço dos insatisfeitos nos shows que restam da turnê.

Brian Johnson teve de se afastar dos shows por causa de um problema auditivo. Ele recebeu um ultimato dos médicos dizendo que ficaria surdo se continuasse a se apresentar com o AC/DC.

O músico, contudo, declarou que não está se aposentando. Em uma carta aberta e dirigida aos fãs ele explicou que continuará gravando em estúdio e que segue fazendo exames para descobrir se poderá voltar aos palcos. Ele ainda chamou Axl Rose de "grande vocalista" e também agradeceu o apoio dos colegas, em especial o guitarrista Angus Young e o baixista Cliff Williams.

Como uma prévia, Axl Rose já cantou algumas músicas do AC/DC nos sete shows que fez depois do retorno de Slash e Duff McKagan ao Guns N' Roses. Ele também convidou Angus Young para subir ao palco do Coachella, no dia 16 de abril, e juntos tocaram "Whole Lotta Rosie" e "Riff Raff", do AC/DC.

O vocalista, que quebrou o pé depois da apresentação surpresa do Guns N' Roses no Troubadour -- no dia 1º de abril -- já se recuperou e deve se apresentar normalmente com a banda australiana.

Nos shows do Guns N' Roses em Las Vegas (8 e 9 de abril), Coachella (16 e 23 de abril) e México (19 e 20 de abril), Axl Rose precisou usar um trono emprestado por Dave Grohl para poder cantar sem atrapalhar sua recuperação.