Topo

"Era o maior cantor do Brasil", diz Roberto Carlos sobre morte de Cauby

Cauby Peixoto e Rafael Cortez em reportagem exibida recentemente no "Vídeo Show" - Reprodução/Instagram/rafaelcortez
Cauby Peixoto e Rafael Cortez em reportagem exibida recentemente no "Vídeo Show" Imagem: Reprodução/Instagram/rafaelcortez

Do UOL, no Rio

16/05/2016 07h59Atualizada em 16/05/2016 17h58

A morte do cantor Cauby Peixoto na noite deste domingo (15), aos 85 anos, foi recebida com pesar por artistas, que usaram as redes sociais para fazer homenagens.

Por meio de nota, Roberto Carlos elogiou o talento musical de Cauby. “Eu sempre disse que Cauby era o maior cantor do Brasil. Querido e admirado por todos, não só por seu talento, mas por suas qualidades como ser humano. Simpático, amável, cordial, sempre o admirei muito. Ele era realmente fantástico e eu tive a honra, o prazer de ter cantado junto com ele. Que nosso Deus de bondade o proteja e abençoe sempre".

Dilma Rousseff, também lamentou a morte do cantor. Em seu Twitter oficial, a presidente afastada divulgou a seguinte mensagem: "O Brasil perde um grande artista. Cauby emocionou muitas gerações. A sua interpretação de 'Ronda', de Paulo Vanzolini, será sempre um clássico da música popular brasileira. Os meus sentimentos aos familiares, amigos e a todos os fãs deste que foi um dos maiores cantores brasileiros." 

O presidente interino, Michel Temer, também divulgou o seu pesar pela perda de Cauby. "Recebi com tristeza esta manhã a notícia da morte de Cauby Peixoto, uma figura exponencial da música e canção brasileiras. 'Conceição, eu me lembro muito bem' é uma frase saudosista que nos fará lembrar hoje é sempre deste grande brasileiro. Meus pêsames à família, amigos e fãs", declarou o peemedebista.

Daniela Mercury publicou um vídeo de um dueto com o cantor em seu perfil no Instagram e deixou uma mensagem de despedida. "Uma canção e um beijo muito carinhoso é minha última homenagem ao querido Cauby Peixoto, que com sua voz inconfundível, linda, grave, doce e poderosa enfeitou nossa vida por tantas décadas. Se vai um querido amigo e vitorioso artista e galã de multidões. #caubypeixoto #saudade", escreveu.

Guilherme Arantes lembrou de Cauby como um "lorde": "Vai-se um gênio. Um amigo. Pudemos estar juntos no Festival MPB Shell 82, o subsequente ao de 81 (do Planeta Água ), e ganhei o melhor arranjo. Essa música ficou inesquecível com Cauby. Um profissional impecável, visitei algumas vezes no Bar Brahma, no camarim, após assistir a seus espetáculos. Um lorde. Um ser humano muito iluminado".

O repórter do "Vídeo Show" Rafael Cortez relembrou com carinho a recente reportagem que fez com o artista e fez um longo texto em sua homenagem. Também divulgou um vídeo feito nos bastidores da entrevista, que havia dedicado à avó, Regina, 92, grande fã de Cauby.

"Cauby Peixoto morreu no fim da noite de domingo aos 85 anos. Estou triste, mas com a sensação de que o grande artista cumpriu bem - e como!! - sua longa e apaixonante jornada. Por uma dessas curiosidades do destino, foi a mim que ele deu sua última entrevista. Ela foi gravada no dia 3 de maio, terça, antes de seu derradeiro show com a Angela Maria. Essa matéria foi exibida na sexta passada no Vídeo Show, e vocês podem revê-la no @gshow. Depois da gravação, assisti ao maior cantor do Brasil em um show bonito, ele e a Sapoti, mas um pouco tenso. Por vezes, Cauby se confundiu nas letras e evidenciou um pouco mais seu cansaço. Mas ele foi guerreiro, pois aquentou firme e empregou uma formidável beleza à voz que, como sabemos, triunfou soberana na nossa MPB por ininterruptos e inacreditáveis 65 anos. Foi uma honra poder passar alguns minutos a seu lado com sua equipe carinhosa em seu camarim: pude testemunhar o enorme respeito que ele sempre teve em apresentar-se a seu público, mesmo já tão debilitado... Mas ainda assim tão envolvido e, como sempre, tão apaixonado por cantar e fazer felizes seus fãs e espectadores. Uma dessas pessoas que Cauby tocou especialmente foi minha avó, dona Regina - também fã desse grande artista. Ela tem 92 anos, completados em abril. Eu estava devendo um presente legal, e na maior cara de pau pedi ao Cauby que mandasse a ela um beijo em vídeo. E ele topou! Quanta gentileza por parte de um homem tão genial... CAUBY! O beijo que você mandou pra minha avó está sendo devolvido aos prantos por milhares de brasileiros e brasileiras que já sentem sua falta... Obrigado, lindo artista, por uma carreira de paixões no apaixonante timbre da sua voz!"

Maria Rita postou uma foto de sua mãe, Elis Regina, ao lado do cantor, com a seguinte mensagem: "Arrasada com essa notícia… Não tá fácil não hein".

Fafá de Belém também publicou sua despedida: "Calou-se a Voz do Brasil. Que os deuses da música o recebam, com muito amor".

Elba Ramalho também se lembrou com carinho do amigo e postou uma foto abraçada a ele, além de uma oração. "Cauby Peixoto a voz que nos encantou por tantos anos. Com carinho, minha oração de despedida: Deus te guarde, Deus te ampare com Seus Santos e Anjos."

O apresentador Gugu Liberato também fez seu tributo. "Descanse em paz Cauby", escreveu.

O sambista Dudu Nobre deixou a mensagem: "Missão cumprida, Valeu, Mestre Cauby Peixoto, descanse em paz".

Em nota divulgada à imprensa, o governador Geraldo Alckmin também se manifestou:

"O Brasil perde um de seus maiores cantores. Na voz irretocável e inesquecível de Cauby Peixoto foram imortalizados clássicos marcantes da música brasileira. Sua paixão ao público e à arte o acompanharam desde a década de 40 até os seus últimos dias. Nossos sentimentos a todos os seus amigos e fãs."

Veja outras mensagens de famosos: