Topo

Renan Ribeiro seguia para rodeio quando sofreu acidente, conta produtor

Do UOL, em São Paulo

30/05/2016 13h35

Amigo e produtor do cantor Renan Ribeiro, André Ricardo Nantes falou sobre as últimas horas do cantor revelado na última edição do "The Voice Brasil", que morreu na noite deste domingo (29) em um acidente de carro, aos 26 anos. 

Renan passou o domingo na casa do amigo e produtor em Conchal, cidade onde vivia no interior de São Paulo. "Fizemos um churrasco e ele ficou aqui das 13h30 até umas 19h30 mais ou menos", contou André, em entrevista ao UOL por telefone. Segundo ele, Renan não ingeriu bebida alcoólica durante o churrasco. "Ele tomou refrigerante, comeu carne e pão com vinagrete".

André conta que, depois do churrasco, Renan seguiu para um bar em Mogi Mirim, que fica a cerca de 23 km de Conchal. Ele não sabe dizer se o amigo bebeu no local, mas diz que raramente o sertanejo bebia. "Ele não tinha costume, pois eu não bebo e estávamos sempre juntos."

O bar em Mogi era ponto de encontro dos amigos todos os domingos. "Ontem minha filha estava doente e não pude ir. Pedi para ele dirigir com cuidado e me avisar quando chegasse lá", conta o produtor, que também atuava como uma espécie de guarda-costas do sertanejo. "Eu que costumava dirigir o carro, mas ontem por esse imprevisto não pude. Ele nunca deixou de me entregar as chaves", lamenta. 

Renan ainda passou na casa dos pais antes de seguir para Mogi Mirim e teria chegado ao bar por volta das 21h, avisando o produtor com uma mensagem via WhatsApp. Ele se encontrou com outro grupo de amigos e, em Mogi, decidiram seguir para um rodeio na cidade de Engenheiro Coelho, que também fica a cerca de 20 km de Conchal.

"É tudo tão próximo que inclusive um de nossos amigos voltou a Conchal para pegar os ingressos. A estrada é muito boa", conta André, ainda inconformado com a perda do amigo.

Renan Ribeiro se preparava para lançar um novo single nesta segunda-feira (30), uma regravação de "Gatinha Manhosa", sucesso de Léo Jaime nos anos 1980. "Estou aguardando os empresários chegarem aqui para tomar uma providência sobre o lançamento, mas não deve mais sair hoje", afirmou o produtor.

André conta que ficou ainda mais próximo de Renan nos últimos dois meses, depois de se separar de sua mulher. "Éramos como irmãos. Essa nossa aproximação nos últimos tempos parece coisa de Deus", conta André sobre a convivência com o sertanejo.

O produtor também disse que os pais de Renan, que era filho único, estão muito abalados e sedados neste momento. "Ele era um excelente filho e tinha uma convivência muito amorosa com eles."

Acidente

Um conhecido passou pelo local do acidente e reconheceu a caminhonete, acionando o subprefeito da cidade que, em seguida, avisou o pai de Renan, Edison. O produtor André Nantes seguiu com o pai até o local do acidente. Eles chegaram lá pouco depois da meia-noite e já encontraram o músico sem vida.

A Polícia Rodoviária de São Paulo confirmou ao UOL, que o cantor dirigia sozinho uma caminhonete Nissan Frontier na rodovia Engenheiro João Tosello (SP-147), quando colidiu na transversal com uma carreta, por volta das 22h50. A força do impacto fez com que o veículo capotasse muitas vezes na pista. Renan morreu no local, na altura do km 71, antes da chegada do socorro. O motorista da carreta passa bem.

O músico é velado no Cemitério Municipal de Conchal, cidade onde vivia, desde as 11h. O enterro está marcado para as 17h.

Carreira

Renan nasceu em Araras, no interior de São Paulo, mas morava em Conchal, cidade próxima da região do acidente. Com a carreira estabelecida na região, ele decidiu entrar na quarta temporada do "The Voice Brasil" e foi logo aceito no time de Michel Teló. Foi até à semifinal, mas perdeu a chance de disputar a final com Renato Vianna, campeão da edição.

Michel Teló, técnico de Renan no reality, se pronunciou nas redes sociais sobre a morte. "Essa madrugada perdemos mais um companheiro de estrada, esse menino, do bem, super profissional e dedicado, que tive a honra de conviver um pouco mais durante e depois do 'The Voice Brasil'"

Renato Vianna, campeão da edição, o apresentador Tiago Leifert, o cantor sertanejo César Menotti e outros artistas, também lamentaram a morte precoce.

Em seus shows, Renan costumava cantar músicas de Cristiano Araújo, morto em um acidente de carro em junho de 2015, do qual era fã. No "The Voice", chegou a reverenciar o ídolo cantando o sucesso "Maus Bocados". Logo, os internautas também passaram a ver uma semelhança física entre os sertanejos.

A última apresentação de Renan Ribeiro foi na sexta-feira (27), na cidade de Leme, no interior de São Paulo.