Topo

Page e Plant ouvem, em silêncio, que plágio era recorrente no Led Zeppelin

Ilustração mostra Robert Plant e Jimmy Page no tribunal em Los Angeles, na Califórnia - Mona Edwards/Reuters
Ilustração mostra Robert Plant e Jimmy Page no tribunal em Los Angeles, na Califórnia Imagem: Mona Edwards/Reuters

Do UOL, em São Paulo

15/06/2016 10h03

A banda é uma das mais célebres do rock. A música, um verdadeiro hino. Certamente seria um sonho para os fãs ouvir o Led Zeppelin ao vivo mais uma vez, mas o vocalista Robert Plant e o Jimmy Page ficaram calados enquanto “Stairway to Heaven” era tocada em um inusitado palco: um tribunal federal.

Os líderes do Led Zeppelin compareceram ao Tribunal de Los Angeles, Califórnia, na terça-feira (14), vestindo ternos cinza e ostentando cabeleiras grisalhas, para o primeiro dia do julgamento por plágio no sucesso lançado em 1971.

A introdução teria sido surrupiada por Page da faixa "Taurus", do grupo americano Spirit, composta pelo vocalista Randy California, morto em 1997.

O advogado do espólio de Randy, Francis Malofiy, sustentou que o Led Zeppelin se tornou especialista em desconstruir covers, como um esforço para usar músicas de outros artistas como suas próprias. "Às vezes eles cruzaram uma barreia, às vezes não", sustentou o Malofiy.

Segundo a agência de notícias AP, a estratégia da acusação foi mostrar vídeos de performances de ambas as músicas. As canções, inclusive, foram tocadas simultaneamente para ressaltar a similaridade.

"Esta foi uma canção que Randy California escreveu para o amor de sua vida, Robin. Esse era o seu signo, Taurus [touro]," disse o advogado do espólio de Randy, Francis Malofiy. "Ninguém poderia saber que ela iria cair nas mãos de Jimmy Page e tornar-se a introdução de ‘Stairway to Heaven’.”

Com “Stairway to Heaven" sendo tocada em plenário, Plant olhou para o júri e Page acompanhou a melodia com a cabeça.

Malofiy ainda afirmou que o Led Zeppelin abriu uma apresentação do Spirit em Devner, em dezembro de 1968, quando os britânicos faziam seu primeiro show nos Estados Unidos, e que a ocasião teria servido para Page e Plant ouvirem a canção “Taurus”.

O advogado da banda, Peter Anderson, reivindicou a autoria da canção e afirmou que Randy não tinha sequer os direitos autorais da canção “Taurus”. “'Stairway to Heaven' foi escrita por Jimmy Page e Robert Plant, e apenas por eles, sozinhos", defendeu. 


Plágio ou inspiração?

Advogados ouvidos pelo UOL têm opinião divergente sobre a polêmica, mas todos afirmam que algo pode complicar a vida do Led Zeppelin: os precedentes. Ao longo da carreira, o grupo foi alvo de diversos processos sobre a autoria de músicas, muitas vezes versões lançadas sem o devido crédito.

Sem desmerecer ou minimizar a qualidade da música do Led Zeppelin, o UOL separou seis desses casos capazes de gerar debates acalorados entre fãs e ouvintes. Afinal, trata-se de cópia ou mera inspiração?

Vale lembrar que boa parte dos supostos plágios da banda vem de trechos do blues, estilo nascido antes da consolidação das leis de direitos autorais e que usava e abusava de repetições em suas bases.