Topo

"Cinco contra centenas", diz Fifth Harmony após problemas com fãs no Brasil

Do UOL, em São Paulo

04/07/2016 19h54

A um dia de encerrar a turnê cinco shows pelo país, a banda norte-americana Fifth Harmony divulgou uma nota oficial nesta segunda-feira (4) voltada ao público brasileiro. O comunicado pede "respeito" e é direcionado a um grupo de fãs que teria tentado invadir o quarto de hotel das cantoras em Brasília, cidade em que se apresentaram no domingo (3).

Assinado por Dinah, Lauren, Ally, Camila e Normany, o texto defende a equipe nacional que faz a segurança da banda nas cinco apresentações e ressalta a necessidade de proteção diante de fatos recentes, como o atirador que matou a cantora Christina Grimmie há cerca de um mês, em Orlando (EUA). "Sentimos que algumas vezes vocês esquecem que nós somos apenas cinco contra centenas de vocês", destaca o quinteto.

Do outro lado, um grupo de fãs que se hospedou no mesmo hotel das artistas acusa dois membros da equipe de segurança de agressão e assédio após elas tentarem se aproximar de duas integrantes da banda, Lauren e Dinah.

O UOL conversou com Nathália Andrade, 20, uma das meninas que registrou a confusão em vídeo e divulgou nas redes sociais. Moradora da Bahia, ela foi até Brasília para assistir ao show da banda que acompanha desde o surgimento no "X Factor", em 2012. Para ter uma experiência mais completa, comprou o pacote de "meet and greet" (que dá direito a uma foto com a banda) e se hospedou no mesmo hotel das artistas, o Meliá Brasil 21.

Ela conta que estava acompanhada de outras fãs também hospedadas no hotel e acabou descobrindo o andar da banda. Como os acessos do hotel são todos controlados por cartões, decidiram arriscar ir até o andar da banda pela escada. Ao chegar lá, ouviram as vozes das cantoras no corredor e tentaram se aproximar. Neste momento teriam sido agarradas por seguranças e levadas de volta à escadaria do edifício, onde - segundo a fã - estava escuro e não haviam câmeras.

O segurança da banda teria então jogado uma luz sobre as seis meninas presentes e ameaçado agredi-las. Outro membro da equipe teria segurado com truculência uma das meninas que tentou se aproximar para entregar uma carta a Lauren. A outra fã então teria gritado em inglês que o segurança estava deixando ela nua para chamar atenção das cantoras para o problema.

Minutos depois Nathália registrou em vídeo uma discussão com o segurança que teria agredido ela e as companheiras. Ela cita a lei Maria da Penha e é retrucada pelo homem. Nathália destaca que ela e as outras fãs só saíram ilesas do incidente por terem sido defendidas pelos seguranças do próprio hotel. 

O comunicado oficial da banda diz que a fã controlada pela equipe de segurança do Fifth Harmony mentiu sobre o quarto em que estava hospedada e teria xingado o profissional. "Quatro de nós presenciamos a cena, inclusive nossos pais e outros membros da equipe", diz o texto.

"Como o Fifth Harmony que prega tanto o feminismo vem defender um cara que está machucando uma fã. Estou desapontada com elas, não consigo entender". Nathália Andrade não pretende registrar queixa contra os seguranças, mas diz voltar para casa chateada com a atitude da banda.

Horas depois da divulgação do comunicado oficial da banda, os fãs levaram ao topo do Twitter a hashtag #respectTheFans.