Topo

"Foi só para descontrair", diz Bonfá sobre performance ao vivo no celular

Marcelo Bonfá, do Legião Urbana, toca bateria em aplicativo de celular - Reprodução
Marcelo Bonfá, do Legião Urbana, toca bateria em aplicativo de celular Imagem: Reprodução

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

05/07/2016 22h55

Uma performance desastrada feita pelo baterista do Legião Urbana, Marcelo Bonfá, no aplicativo Garage Band, da Apple, rendeu divertidos memes esta semana. O baterista usou o celular para "tocar" ao vivo as músicas “Será” e “Tempo Perdido” durante o programa “Bahia Meio Dia”, da TV Bahia, na sexta-feira (1º). O experiente músico, no entanto, se enrolou com o aparelho e disparou um solo pré-gravado totalmente desencontrado do ritmo da música.

Por telefone, Bonfá disse ao UOL que se divertiu com o resultado. “Encarei com bom humor. Decidimos fazer só para descontrair”, contou. “Eu uso muito o computador para compor. Já gravei três discos assim. O problema foi que eu esbarrei em um botão que disparou uma sequência pré-gravada. Na hora eu percebi que estava fora de sincronia e desliguei o celular. Achamos engraçado”, completou.

Bonfá, Dado Villa-Lobos e André Frateschi tinham ido ao programa da TV Globo local para divulgar a turnê que eles estão fazendo em comemoração aos 30 anos do lançamento do primeiro disco da banda. “Quem estava tocando não era eu. Era o baterista da Apple”, brincou.

Um dos memes que viralizou, mesclou o áudio de uma bronca que o produtor musical Liminha deu em Charles Gavin, do Titãs, por exagerar nos solos e atrapalhar o andamento da música. “Fizeram uma edição maluca com o áudio do Liminha e a nossa apresentação. E o negócio ganhou uma proporção imensa”, disse Bonfá.

Bonfá contou também que a banda tem participado de diversos programas de TV, principalmente em redes locais, e que resolveram brincar um pouco. “Foi louco porque o técnico de som da TV disse que conseguiria captar o áudio do celular”.

“Acho que as pessoas se surpreenderam porque o erro ocorreu dentro de um estúdio da Globo. Os fãs se perguntaram: ‘como esses caras têm coragem de fazer isso com a música’. Esse é o típico caso que merece uma análise sociológica”.

Embora a banda não tenha criado os memes, o vídeo original da “performance” foi divulgado pelo cantor André Frateschi, que assumiu os vocais nesta nova turnê. “Da próxima vez eu não erro e levo o meu iPad Pro”.