Topo

Sem Backstreet Boys, Nick Carter faz rock e canta para "bundas brasileiras"

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

11/07/2016 01h45

Nick Carter está de volta ao Brasil pela quarta vez, mas sem a companhia dos seus colegas do Backstreet Boys. O caçula da boyband mais famosa de todos os tempos apresentou pela primeira vez no país um show da carreira solo, iniciada em 2002.

Com a turnê de "All American", o backstreet boy mais cobiçado pelas adolescentes no início dos anos 2000 aproveitou para fazer um agrado às fãs brasileiras um ano depois da boyband passar por aqui pela última vez, em junho de 2015

Com um público predominantemente feminino, o show único aconteceu na noite deste domingo (10) em São Paulo em uma casa de shows lotada com capacidade para 2.500 pessoas.

Acompanhado de uma banda completa, Nick Carter aproveitou para mostrar um repertório bem mais pesado do que os hits da banda em que está desde os 12 anos. Aos 36, Nick provou que ainda tem muito gás em cima do palco e se apresentou como um verdadeiro rockstar. 

"Como um artista solo eu posso cantar as músicas que eu quero, escrever o que eu quero, tocar guitarra e e montar o show da maneira que eu quero que os meus fãs vejam", explicou o americano em entrevista ao UOL pouco antes do início do show.

Rock and roll, pop e acústico

A diferença entre o Nick Carter solo e o loirinho da boyband ficou nítida quando ele subiu pontualmente às 21h no palco e tocou os primeiros acordes de guitarra. O grupo do qual ele faz parte há mais de 20 anos, no entanto, não ficou de lado. Pelo contrário. "Infelizmente eu não tenho tempo para me dedicar à carreira solo o tanto quanto eu gostaria, sou 80% Backstreet Boys, eles são a prioridade", explicou.

"Blow Your Mind", "I'm Taking Off" e "Horoscope" abriram a parte pesada do show, em que o cantor empunhou a guitarra e usou notas dignas de um rock star glam dos anos 1980 --  não de um cantor acostumado a fazer harmonia vocal. O primeiro cover da noite entrou no meio da segunda música, quando Nick e sua banda ensaiaram um trecho de "Rocket Man", de Elton John.

Antes de cantar "All American", faixa título de seu último álbum lançado no final de 2015, Nick finalmente conversou um pouquinho com os fãs. Ele abriu a noite falando sobre uma característica que adora nas brasileiras: a bunda (uma das únicas palavras que repetiu em português a noite toda, além de obrigado).

"É muito bom estar de volta. Eu amo vocês. E sabe mais o que eu amo? Bunda! As melhores bundas de todo o mundo", declarou Nick para delírio do público feminino. "Eu estava pensando em bundas americanas quando fiz essa letra. Mas hoje vou cantar para as bundas brasileiras", disse, antes de mudar a letra da música para "All Brazilian". 

Para acalmar a gritaria, Nick investiu em momentos mais acústicos. O problema é que a maior parte das baladas eram dos Backstreet Boys, o que deixou os fãs ainda mais empolgados. "Já que sou um backstreet boy, não vejo problema em agradar vocês que vieram aqui", brincou Nick antes de cantar "As Long As You Love Me", sucesso de 1997.

Os fãs de Backstreet Boys ainda foram brindados com "Just Want You To Know", "I Want It That Way", "Show Me The Meaning", "Larger Than Life", "The Call" e "Everybody", maior sucesso dos Backstreet Boys que encerrou a noite nostálgica.

De volta aos anos 1990

Nostalgia, aliás, não é palavra proibida no vocabulário de Nick. Prova disso foi a faixa pop e dançante "19 in 99" que relembrou o ano do auge da banda que o consagrou e está no seu mais recente disco, lançado em 2015. As fãs, aparentemente mais perto dos 30 do que dos 19, também cantaram animadas a letra que diz "me faz ter vontade de voltar no tempo, 19 em 99" (idade de Nick no ano de 1999).

Nick brincou com o cabelo loiro estilo tigela que usava no início da carreira. "Alguém aqui se lembra quando eu tinha cabelo e parecia uma menina?", disse tirando o chapéu e mostrando a cabeça raspada. "Acho que é por isso que vocês gostam de mim. Eu me tornei o backstreet boy mais famoso porque eu parecia uma lésbica". 

Todo o discurso sobre o cabelo foi, afinal, para dizer que Nick queria se parecer com Kurt Cobain, uma de suas influências na carreira solo e que inclusive é citado em uma de suas músicas. Depois de relembrar mais uma vez os anos 90, ele emendou com um surpreendente e bem executado cover de "Wonderwall", do Oasis. 

O show esquentou literalmente com "Swet" e "The Call". Nelas, Nick caprichou no rebolado que as fãs esperavam ver e gerou uma disputa no meio da plateia com as toalhas molhadas de suor. "Vocês têm certeza de que querem isso?", disse antes de passar uma delas na bunda e jogar para o público.

Quase 2h e muitos figurinos depois, Nick Carter se despediu da "melhor apresentação desta turnê", em mais um esforço para agradar as brasileiras. Restou dizer que ele ainda vai passar pela Argentina, Chile e México. Já as cariocas poderão matar a saudade de Nick na boate Pink Elephant na noite desta segunda (11). 

Na capital fluminense, o loirinho vai discotecar e buscar influências para gravar uma música em português. Ao menos essa é a promessa que ele deixou no ar durante a entrevista ao UOL. Nick também prometeu que os Backstreet Boys voltam ao Brasil no ano que vem com a nova turnê. A banda está em estúdio gravando um disco que será lançado em agosto. Vinte anos depois do primeiro disco, ele se mostra bastante otimista. "Sinto que estamos muito próximos de um novo hit."