Topo

Festival de jazz com o guitarrista Larry Carlton, em Iguape, é cancelado

Jun Sato/WireImage
Imagem: Jun Sato/WireImage

Jotabê Medeiros

Colaboração para o UOL

13/07/2016 19h49

A apenas dois dias de sua realização, foi comunicado nesta quarta (13) o cancelamento da segunda edição do Iguape Jazz & Blues Festival, que se realizaria entre sexta e domingo  em Iguape (202 km de São Paulo). Segundo a empresa Nave Produções, que comunicou o cancelamento, o motivo foi a falta de pagamento, pela Prefeitura Municipal de Iguape, das equipes que trabalhavam na mostra.

O maior astro do festival era o guitarrista norte-americano Larry Carlton, que vinha da Argentina para a cidade neste final de semana (Carlton toca no Bourbon Street, em São Paulo, na terça, às 21h30). Haveria ainda concertos do bluesman Jimmy Burns e do saxofonista Leo Gandelman, além de workshops e exposições. Toda a programação era gratuita. A produtora informou que cancelou passagens e estadias de artistas e está comunicando aos turistas que já se dirigiam para a cidade da suspensão do evento.

Segundo informações da organização, havia dívidas não quitadas pela administração municipal com empresas que prestaram serviços (como as empresas de estrutura de tenda, som, iluminação e banners). Muitas dívidas vinham já da edição do ano passado. O prefeito, Joaquim Antonio Coutinho Ribeiro, o Tony (PMDB-SP), havia prometido quitar tudo até o início dessa semana, mas não cumpriu o combinado.

O custo do festival, estruturado nos últimos 10 meses, estava estimado em cerca de R$ 280 mil. Pouco mais de um terço já havia sido investido na realização, o resto deveria ter sido pago na semana passada. Muitos espectadores que tinham se programado para o evento reclamavam no Facebook do festival, falando dos transtornos e da frustração com o cancelamento.

O prefeito, segundo os produtores, não aparece para dar esclarecimentos desde segunda-feira e não houve garantias de pagamento pela prefeitura, o que levou as empresas a suspenderem ontem os serviços. A reportagem não localizou o prefeito Tony para comentar as alegações da produtora, seu telefone estava na secretária eletrônica.

Leia, abaixo, a íntegra do comunicado divulgado pela produtora:

"COMUNICADO URGENTE
Cumprimos a penosa tarefa de informar que estamos cancelando integralmente a 2ª EDIÇÃO DO IGUAPE JAZZ & BLUES FESTIVAL (15 a 17 de julho – próximo fim-de-semana). O motivo é o descumprimento do contrato firmado com a Prefeitura Municipal de Iguape, que nos inviabilizou atender aos compromissos que assumimos com artistas, equipes de produção, fornecedores e colaboradores.

Festejado por toda a mídia e comunidade artística como um dos mais criteriosos e inovadores eventos do gênero no Estado de São Paulo, o festival se firmava como uma iniciativa cultural única. Trazia nesta edição músicos de talento extraordinário, como o guitarrista Larry Carlton, show disputado no mundo todo.

Lamentamos profundamente o cancelamento, retardado até o último minuto por conta de reiteradas promessas descumpridas pela Prefeitura Municipal, o que divulgamos com pesar neste momento para evitar maiores transtornos a centenas de turistas e aos comerciantes da cidade, que planejaram viagem e estoques para o período da mostra.

Infelizmente, foge de nossa capacidade econômica cumprir, em cima da hora, compromissos com custos do evento, para tristeza e frustração de TODOS NÓS, especialmente para IGUAPE.

Atenciosamente

NAVE PRODUÇÕES ARTÍSTICAS"