Topo

Primeira edição internacional do Mimo Festival começa em Portugal

Vieux Farka Touré, Tom Zé e Ron Carter estão na programação do MIMO Festival Portugal - Montagem/UOL
Vieux Farka Touré, Tom Zé e Ron Carter estão na programação do MIMO Festival Portugal Imagem: Montagem/UOL

Do UOL, em São Paulo

15/07/2016 06h30

Começa nesta sexta (15) e segue até domingo (17), a primeira edição internacional do Mimo Festival. Mais de 30 atividades que vão da música ao cinema, passando por workshops e fóruns, vão movimentar a cidade de Amarante, em Portugal.

O cantor e compositor Tom Zé será homenageado com uma mostra especial pelos seus 80 anos. Ele também estará no Fórum de Idéias em um debate sobre as inúmeras possibilidades de se fazer e pensar a arte ao lado escritor Mário Lúcio Sousa e faz um show na abertura do evento.



14.jul.2016 - A primeira edição internacional do Mimo Festival acontece na cidade de Amarante, em Portugal - Adriana Barros /UOL - Adriana Barros /UOL
14.jul.2016 - A primeira edição internacional do Mimo Festival acontece na cidade de Amarante, em Portugal
Imagem: Adriana Barros /UOL
Como acontece na edição brasileira, o MIMO Festival Amarante terá a tradicional "Chuva de Poesia", onde centenas de poemas impressos em pedaços de papéis coloridos vão ser lançados no Pátio de São Gonçalo. Uma homenagem ao surrealismo português e às influências na  poesia de Teixeira de Pascoaes, Mário de Sá-Carneiro, António Maria Lisboa e Mário Cesariny.

Realizado há 13 anos nas cidades de Olinda, Paraty, Rio de Janeiro, Ouro Preto e Tiradentes, o MIMO Festival vai ocupar as Igrejas de São Gonçalo e São Pedro, o Museu de Amadeo de Souza-Cardoso, o Parque Ribeirinho junto ao Rio Tâmega, o Centro Cultural (antiga cadeia), a Casa da Portela e a Sala Teixeira Pascoaes.

Após a edição portuguesa, cinco municípios brasileiros recebem o Mimo este ano, sendo que serão quatro festivais e dois circuitos (edições menores). São o Circuito Mimo Tiradentes, em 7 e 8 de outubro; Circuito Mimo Ouro Preto, em 8 e 9 de outubro; Mimo Festival Paraty, de 14 a 16 de outubro; Mimo Festival Rio de Janeiro, de 11 a 13 de novembro; e Mimo Festival Olinda – local de origem do evento –, de 18 a 20 de novembro.

Veja a programação musical do MIMO Festival:

15 de julho
Tom Zé
Egberto Gismonti
Walter Areia e Rafael Marques
Selma Uamusse

16 de julho
Vieux Farka Touré
Hamilton de Holanda e o Baile do Almeidinha com participações de Miguel Araújo, Silvia Perez Cruz e Mário Lúcio Sousa
Marcelinho da Lua

17 de julho
Pat Metheny & Ron Carter
Mário Laginha e Pedro Burmester
Orquestra do Norte com direção de Antonio Victorino D'Almeida
Marcelinho da Lua