Topo

Festival universitário em Antonina tem shows e peças de graça até dia 23

Banda Leash participa da abertura do festival, com show no Palco Principal no  domingo (17), às 21h - Divulgação/Bruno Vaz
Banda Leash participa da abertura do festival, com show no Palco Principal no domingo (17), às 21h Imagem: Divulgação/Bruno Vaz

Do UOL, em Curitiba

15/07/2016 07h00

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza de 16 a 23 de julho a 26ª edição do Festival de Inverno em Antonina, na Serra do Mar. Quem quiser pegar a estrada rumo a Antonina, distante 80 quilômetros de Curitiba, vai encontrar uma intensa programação cultural, com shows e espetáculos gratuitos em três palcos da cidade.

As apresentações culturais serão realizadas do dia 17 a 23, no Theatro Municipal, na Igreja São João Batista e no palco principal. Todos os espetáculos têm entrada franca. No caso das apresentações das 18h30 e das 21h no Theatro e das 20h na Igreja São Benedito, é preciso retirar os ingressos na bilheteria do teatro, pois as vagas são limitadas.

No domingo (17), o show de abertura do palco principal fica por conta da Banda Leash, às 21h. Outros destaques do dia são a apresentação do espetáculo “Tibiruca”, do Grupo de MPB da UFPR, e do Coro e Madrigal da UFPR. 

Theatro Municipal de Antonina recebe diversas apresentações no festival, como de  orquestra e operetas - Divulgação/Marcos Solivan - Divulgação/Marcos Solivan
Theatro Municipal de Antonina recebe diversas apresentações no festival, como de orquestra e operetas
Imagem: Divulgação/Marcos Solivan

A segunda-feira (18) é marcada pelo espetáculo "Universo de Alice", adaptação da Nina Companhia de Teatro baseada na obra do ator Lewis Carroll, “Alice no País das Maravilhas”. A programação conta ainda com a apresentação da Orquestra Latino Americana Unespar, do Jazz Cigano Quinteto e d'Os Misantropos.

O programa de terça-feira (19) vai apresentar os espetáculos “Tropeço”, da Tato Criação Cênica, e “Histórias Extraordinéditas”, do Antropofocus. Além das peças teatrais, a banda Mantra Matuto apresenta, na Igreja São Benedito, o show ";Matutos – Além", enquanto Cida Airam, cantora potiguar radicada em Curitiba, faz show no palco principal.

A banda de rock alternativa The Shorts se apresenta no Palco Principal na quarta-feira (20). A programação do dia ainda inclui a apresentação da Ópera Barroca “Acteón”, do Recital de Música Caipira “Em qualquer praça de qualquer cidade” e da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba.

A obra do curitibano Paulo Leminski ganha os palcos do festival na quinta-feira (21), com o espetáculo "Por um lindésimo de segundo", baseado em trechos de poema e de crônicas do autor. Ainda na quinta-feira, quem estiver em Antonina pode assistir à apresentação do Coral Brasileirinho, da flautista Ana Sonia Barros, e da banda de rock Splippleman.

O grupo Os Balangandãs, que explora vários ritmos brasileiros, se apresenta na sexta-feira (22), dia que inclui ainda na programação a apresentação do Ballet de Antonina, da Orquestra Filarmônica da UFPR, da Companhia de Teatro Palavração da UFPR e da Filarmônica Orquestra Show.

O último dia de festival, no sábado (23), é encerrado com o projeto "Cecyn Canta Cazuza", contada por Marcelo Cecyn em um espetáculo musical que homenageia a carreira do artista. Antes do fim, porém, é possível assistir o espetáculo "Apneia", da Companhia de Teatro Palavração da UFPR, além das apresentações do grupo Seresta Canto do Mar e de Victor Gulin, destaque na nova geração da viola de dez cordas.

A programação completa, com detalhes como locais de apresentação e horários, pode ser conferida no site do Festival www.proec.ufpr.br/festival2016.

Serviço
Festival de Inverno da UFPR
Quando: De 16 a 26 de julho
Onde: Em três palcos de Antonina: no Principal, no Centro da cidade, no Theatro Municipal e na Igreja São João Batista
Quanto: Entrada franca
Mais informações: pelo site www.proec.ufpr.br/festival2016