Topo

Traquinagens de Tom Zé conquistam portugueses na primeira noite do Mimo

Adriana de Barros

Do UOL, em Amarante (Portugal)*

16/07/2016 02h44

O cantor e compositor Tom Zé, homenageado da primeira edição internacional do Mimo Festival, conquistou o público português que circulou pela primeira noite do evento, em Amarante, norte de Portugal.

Com repertório baseado no álbum “Vira Lata na Via Láctea”, Tom Zé cantou, saltitou, brincou e protestou durante o show realizado na noite de sexta (15), no palco montado no Parque Ribeirinho, às margens do Rio Tâmega.

Em momentos que achou que o público não tinha captado a essência das letras, o músico não hesitou em repetir as canções. Foi o caso de “Banca de Jornal”, cuja letra cita nome de revistas e jornais que circulam no Brasil. No disco, a música traz a participação do rapper Criolo, função que ficou a cargo do parceiro de Tom Zé, Jarbas Mariz.


Antes de começar cantar “Geração Y”, Tom Zé protestou dizendo que “ética é quase um palavrão no Brasil” e ganhou muitos aplausos do público português. Em “Hein?”, do álbum “Estudando Samba” (1976) , os portugueses cantaram em coro a música mesmo depois de Tom Zé dizer que preferia cantar em teatros a locais abertos como aquele. “Prefiro cantar em teatro, mas aqui estou pescando a finura de vocês”.

Na grade do show, o ator Alfredo Bertino, 21, e a amiga Inês Coelho, 20, dançaram do início ao fim e aprovaram a apresentação do artista. Eles já tinham, inclusive, assistido ao documentário “Tom Zé Astronauta Libertado” exibido mais cedo na Mostra em homenagem aos 80 anos músico, no cinema Teixeira de Pascoaes.

16.jul.2016 - O professor Rui Moura com sua mulher, Celma Silva, e o seu filho, Francisco  - Adriana de Barros /UOL - Adriana de Barros /UOL
16.jul.2016 - O professor Rui Moura com sua mulher, Celma Silva, e o seu filho, Francisco
Imagem: Adriana de Barros /UOL
O professor Rui Moura, 44, que veio de Porto (47 quilômetros de Amarante) com a esposa e filho de 11 anos, também se mostrou satisfeito com o que viu. “Conheço o trabalho do Tom Zé há três anos e nunca pensei em assistir um show ao vivo. Estamos muito felizes”.

Largo de São Gonçalo

O compositor e multi-instrumentista Egberto Gismonti subiu ao palco instalado próximo a Igreja São Gonçalo, região central da cidade, por volta das 21h, ainda com a luz do dia do verão europeu.

Durante uma hora de concerto, o músico apresentou músicas próprias e releituras para uma plateia silenciosa, que apreciou a música sem sacar smartphones para selfies ou filmagens. A projeção de luzes nas paredes da paróquia e o cantar dos pássaros complementaram o cenário.

A cada música, Egberto levantou para receber os aplausos do público e aproveitou para  parabenizar os portugueses pelo título inédito conquistado no último domingo no Campeonato Europeu.

Mimo Amarante

O Mimo Festival segue até domingo (17) na cidade de Amarante em Portugal. Após a edição portuguesa, cinco municípios brasileiros recebem o festival este ano, sendo que serão quatro festivais e dois circuitos (edições menores). São o Circuito Mimo Tiradentes, em 7 e 8 de outubro; Circuito Mimo Ouro Preto, em 8 e 9 de outubro; Mimo Festival Paraty, de 14 a 16 de outubro; Mimo Festival Rio de Janeiro, de 11 a 13 de novembro; e Mimo Festival Olinda – local de origem do evento –, de 18 a 20 de novembro.

Veja a programação musical do MIMO Festival:

15 de julho
Tom Zé
Egberto Gismonti
Walter Areia e Rafael Marques
Selma Uamusse

16 de julho
Vieux Farka Touré
Hamilton de Holanda e o Baile do Almeidinha com participações de Miguel Araújo, Silvia Perez Cruz e Mário Lúcio Sousa
Marcelinho da Lua

17 de julho
Pat Metheny & Ron Carter
Mário Laginha e Pedro Burmester
Orquestra do Norte com direção de Antonio Victorino D'Almeida
Marcelinho da Lua

*A jornalista viajou a Amarante a convite do Mimo Festival