Topo

Hamilton de Holanda transforma plateia do Mimo em pista de dança

Adriana de Barros

Do UOL, em Amarante (Portugal)

17/07/2016 08h26

Passava das 3h da manhã (23h horário de Brasília) de domingo (17) quando o bandolinista Hamilton de Holanda e seu Baile do Almeidinha deixou o palco do Mimo Festival, em Portugal.

O público, composto em sua maioria por portugueses da pequena Amarante (47 quilômetros de Porto) e região, lotou o Parque Ribeirinho e dançou até a madrugada ao som de choro, samba, xote, frevo e grande clássicos da música brasileira.

A pista virou um típico baile de gafieira onde todo estilo de dança pode ser visto. A empolgação maior aconteceu quando Hamilton soltou os primeiros acordes do frevo “Vassourinhas”. O público formou uma grande roda e teve até mosh.

Na segunda parte do show, Hamilton recebeu os convidados Mário Lúcio Sousa (Cabo Verde), Miguel Arcanjo (Portugal) e Sílvia Pérez Cruz (Espanha). Quem impressionou pela performance foi a  cantora catalã, que já tocou com Hamilton no Circo Voador, no Rio de Janeiro , local onde foi criado o projeto Baile do Almeidinha. Reconhecida como uma das mais belas vozes de seu país, Sílvia interpretou canções como “Dança da Desilusão” (Marisa Monte), “Carinhoso” (Pixinguinha), “Madalena” (Elis Regina), entre outras.

Com “Vai Passar” e  “Pedras que Cantam”, Hamilton anunciava o final da apresentação, que só acabou com a volta de todos os convidados cantando “Timoneiro”, de Paulinho da Viola. Os versos “Não sou eu quem me navega, quem me navega é o mar”  foi repetido inúmeras vezes pela plateia que seguia o comando do bandolinista.

O Almeidinha
Criado nos bastidores do Circo Voador, no Rio, o Baile do Almeidinha foi pensado com o intuito de colocar o público para dançar. O personagem fictício Almeidinha é um servidor público que, após bater o ponto, é um boêmio da Lapa (Rio) que adora dançar. A Magnífica, como é a chamada a banda do Baile do Almeidinha que acompanha Hamilton de Holanda, é formada por Rafael dos Anjo (violão 7 cordas), Guto Wirtti (contrabaixo acústico), Thiago da Serrinha (percussão), Edu Neves (sax e flauta), Aquiles Moraes (trompete), Xande de Figueiredo (bateria) e Marcelo Caldi (acordeon).

Segundo dia de Mimo
A programação do segundo dia do MIMO começou pela manhã sob sol de 34 graus. A palestra “A Tropicália Segundo Tom Zé” lotou o auditório da Casa da Portela. Após o workshop, o músico atendeu aos pedidos dos fãs para fotos e autógrafos.

A Igreja de São Pedro, palco da apresentação do instrumentista Custódio Castelo, também se manteve com todos os lugares ocupados durante todo concerto.

Por conta do forte calor, a apresentação do DJ Marcelinho da Lua, que estava marcada para às 17h no Parque Ribeirinho, foi transferido para às 19h. Também se apresentaram neste palco o cantor pernambucano João Fênix e Vieux Farka Touré, do Mali.

A programação da edição portuguesa do Mimo chega ao fim neste domingo (17) com show de Pat Metheny & Ron Carter e exibição do filme “Eu Sou Carlos Imperial”.

No Brasil, cinco municípios brasileiros recebem o festival este ano, sendo que serão quatro festivais e dois circuitos (edições menores). São o Circuito Mimo Tiradentes, em 7 e 8 de outubro; Circuito Mimo Ouro Preto, em 8 e 9 de outubro; Mimo Festival Paraty, de 14 a 16 de outubro; Mimo Festival Rio de Janeiro, de 11 a 13 de novembro; e Mimo Festival Olinda – local de origem do evento –, de 18 a 20 de novembro.

*A jornalista viajou a Amarante a convite do Mimo Festival