Topo

Anitta seduz astro da música latina e flerta com reggaeton em "Sim ou Não"

Mariana Costa

Colaboração para o UOL, no Rio

27/07/2016 17h00

Em mais um passo rumo à carreira internacional, a cantora Anitta lançou nesta quarta-feira (27) o clipe de "Sim ou Não", single resultado de sua parceria com o colombiano Maluma, um dos principais expoentes do reggaeton, gênero pouco conhecido no Brasil mas extremamente popular nos países de língua espanhola.

O single é a nova aposta de sua carreira depois do estouro de "Bang", em outubro do ano passado. A estratégia de divulgação do clipe foi também parecida com a usada para o hit anterior. O vídeo primeiro foi lançado no canal da cantora no YouTube, seguido por exibição no programa TVZ, do canal pago Multishow, e depois nas plataformas digitais.

Gravado em uma boate no México, o clipe mostra Anitta dançando e tentando seduzir Maluma. A música é uma mistura de reggaeton com o chamado funk rasterinha, uma versão mais lenta e melódica do gênero. Ela canta em português e ele, em espanhol.

O vídeo é dirigido por Jessy Terrero, responsável pelas produções do próprio colombiano e de artistas como Jennifer Lopez, Ricky Martin, Pitbull e 50 Cent. Anitta, desta vez, não contou com o Giovanni Bianco, diretor artístico queridinho de estrelas. O resultado foi uma atmosfera mais sensual e envolvente, sem as cores e referências de pop arte de "Bang" e "Essa Mina é Louca".

27.jul.2016 - Anitta observa o cantor colombiano Maluma, que canta com ela em "Sim ou Não" e enviou uma mensagem aos fãs brasileiros - Manuela Scarpa/Brazil News - Manuela Scarpa/Brazil News
Anitta lança seu clipe em hotel no Rio
Imagem: Manuela Scarpa/Brazil News

"Queria que fosse um clipe com muita dança porque o brasileiro gosta muito de dança e gostam quando os meus clipes têm dança. E eu queria que tivesse essa interação com o Maluma. Ele é um cara muito bonito e carismático", contou Anitta em entrevista coletiva em um hotel na Barra da Tijuca, antes do lançamento.

Segundo a cantora, a parceria nasceu de sua própria iniciativa. Ela ouviu o colombiano durante uma viagem e passou a aparecer cantando suas músicas nas redes sociais. "Foi numa das minhas viagens que conheci o trabalho do Maluma e fiquei louca pelas músicas dele", conta Anitta.

Daí para que os vídeos chegassem até o astro latino não foi preciso muito esforço, os próprios fãs tratarem de estimular o encontro. Os dois se conheceram pela internet, passaram a trocar mensagens até se encontrarem e Miami, durante uma viagem de férias da cantora com a família nos Estados Unidos.

"Embora ele seja um artista internacional muito famoso nos países de língua espanhola, ainda não é um passo de carreira internacional, até porque estou cantando em português, o Maluma em espanhol. Foi mais uma vontade artística minha do que uma estratégia de carreira internacional", explicou Anitta.

Carreira internacional

Apesar de tratar o tema com extrema ponderação, a estrela pop calcula com cuidado cada passo em direção à carreira internacional e vem se preparando há cerca de dois anos pra isso, viajando, compondo e cantando em outros idiomas. Anitta tem feito aulas particulares de inglês e espanhol, lançou uma versão em inglês de "Bang" e apareceu recentemente falando inglês fluente em uma entrevista concedida em Cannes.

"Como a minha carreira aqui no Brasil hoje é muito grande, tenho um pouco de receio de gerar essa expectativa. Isso vai acontecer aos poucos. Sei como é difícil e não quero dar esse tiro no escuro. Estou estudando muito uma forma de levar o meu trabalho sem perder a minha essência e a conexão com meu público", analisou.

Um dos principais nomes da Warner no Brasil, Anitta sabe que ainda é uma artista extremamente rentável cantando em português.

Assim como Anitta, Maluma, de 22 anos, é um jovem astro em ascensão que busca desligar-se do ritmo que o consagrou para alçar voos além do mercado latino. O colombiano enviou um vídeo, exibido durante a entrevista coletiva, em que cumprimenta os fãs brasileiras da cantora.

Romance latino?

Anitta e o cantor colombiano Maluma trocam selinho no clipe de "Sim ou Não" - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Repleto de cenas sensuais protagonizadas por Anitta e Maluma, o clipe lembra um pouco a estética de "Work", de Rihanna em parceria com Drake, de quem a brasileira é fã declarada. O vídeo mescla cenas de Anitta dançando sensualmente em uma balada, com a coreografia da música "Sim ou Não" e alguns momentos em que ela divide uma espécie de trono sentada no colo do cantor colombiano.

O entrosamento entre ambos gerou rumores de um romance. Anitta e Maluma se beijam em um determinado momento do clipe. "Foi meio que um senso comum de que precisava ter um beijo. A gente pensou que quanto mais envolvente fosse, mais a galera iria curtir. Ele do meu lado faz uma sintonia muito incrível", contou, sem conseguir, no entanto, fugir das perguntas sobre um suposto affair. "Mas aí vocês já estão querendo saber demais. O clipe diz muita coisa já", desconversou.

"Sim ou Não" é a segunda parceria de Anitta com um cantor colombiano. A primeira aconteceu em fevereiro, quando ela gravou um remix do reggaeton "Ginza", sucesso de J. Balvin. A cantora, no entanto, não interage nem aparece ao lado de J. Balvin, já que a sua participação na música foi gravada só depois que o hit já estava estourado na América Latina.

Olimpíadas e novas parcerias

Anitta dança com o cantor colombiano Maluma em cena do clipe de "Sim ou Não" - Reprodução - Reprodução
Cena de "Sim ou Não" que lembra o clipe de "Work", com Rihanna e Drake
Imagem: Reprodução

Anitta também falou sobre a expectativa de cantar na abertura dos Jogos Olímpicos, no Estádio do Maracanã, ao lado de Caetano Veloso e Gilberto Gil, no próximo dia 5. "Esse convite já veio há alguns meses. Na hora não contei nem pra minha mãe, de nervoso. Na verdade, o que sei, é que foi uma ideia do Caetano. Ele já deu entrevistas falando sobre mim, fico muito feliz e honrada", contou Anitta, que não pode revelar muitos detalhes da sua apresentação por restrições do Comitê Olímpico, limitando-se a dizer que "vai ser MPB e não vai ter muita dança".

A atual estrela da cena pop contou ainda ter planos de gravar parcerias com Ludmilla, Karol Conká e Nego do Borel. Uma outra parceria, com uma mulher, está em andamento, mas a cantora não revelou de quem se trata. "Talvez saia alguma coisa este ano ainda", disse, sem dar mais pistas. E não para por aí. Bem avaliada à frente da atual temporada do programa Música Boa, no Multishow, Anitta tem rendido boa audiência e pode manter-se no programa na próxima temporada.