Topo

Lolla Chicago ganha fôlego e destaca atrações com novidades; acompanhe

LCD Soundsystem, Red Hot Chili Peppers, Lana Del Rey, Radiohead: atrações do Lollapalooza 2016 - Montagem /UOL
LCD Soundsystem, Red Hot Chili Peppers, Lana Del Rey, Radiohead: atrações do Lollapalooza 2016 Imagem: Montagem /UOL

Do UOL, em São Paulo

28/07/2016 07h00

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do mundo, completa 25 anos com mais fôlego: pela primeira vez, a edição norte-americana do evento acontecerá durante quatro dias --e não mais em três-- nos gramados do Grant Park, em Chicago. O festival acontece a partir desta quinta-feira (28) e segue até domingo (31), e terá alguns de seus principais shows transmitidos pelo UOL, em parceria com a Red Bull TV (acompanhe aqui a partir das 20h desta quinta-feira).

A programação do festival neste ano traz atrações dos mais diversos gêneros: os rappers J.Cole e Future e o hip-hop do Die Antwoord; cantoras pop como Ellie Goulding e Halsey; indie rock de Disclosure, Haim, Bloc Party, Wavves; as bandas pop The 1975, Bastille e Two Door Cinema Club; até a música country de Chris Stapleton e o heavy metal do Ghost.

Mas os quatro dias de festival também terão headliners cheios de novidades para mostrar em seus shows: Lana Del Rey, Radiohead, Red Hot Chili Peppers e LCD Soundsystem.

Lana Del Rey

Principal atração do primeiro dia, Lana vai disputar o horário mais nobre do festival, na quinta-feira, com The Last Shadow Puppets (banda paralela de Alex Turner, do Arctic Monkeys) e com o rapper J.Cole. Ela deve levar a melhor do público, com bons motivos: é o primeiro show oficial da nova turnê pelos Estados Unidos.

08.nov.2013 - Lana Del Rey durante show em Turim, na Itália  - Getty Images - Getty Images
08.nov.2013 - Lana Del Rey durante show em Turim, na Itália
Imagem: Getty Images
Lana lançou o álbum “Honeymoon” no final de 2015 e só agora, no começo de junho, ela começou a mostrar ao vivo o resultado do disco. Foram poucas apresentações até agora: um show na Polônia, alguns na Suíça, na Grécia e na França. E mesmo deste trabalho mais recente, pouco foi mostrado: apenas “Freak”, “High by the Beach” e “Honeymoon” têm entrado no repertório.

 O que se sabe até agora da nova turnê é que Lana tem levado backing vocals para o palco e acrescentado algumas coreografias em suas performances. O cenário também promete ser algo bem visual, lembrando que em fevereiro ela lançou o clipe de “Freak” em um mini-filme de 10 minutos.

E espera-se que Lana apresente ainda novidades no palco: em março deste ano ela publicou uma foto em estúdio, fazendo crescer os rumores de que já estava gravando material novo. E essa semana uma música inédita circulou pela internet: “Super Movie”, uma balada ao violão com jeito de gravação caseira.

Radiohead

Thom Yorke certamente será o líder da sexta-feira a noite no Lollapalooza. Quando o Radiohead subir ao palco como uma das atrações principais, ao mesmo tempo disputarão o horário o produtor Major Lazer e a banda Ghost. Tem show para todo mundo.

A turnê do Radiohead é recém saída do forno: eles começaram a viajar em maio, quatro anos depois da última vez que se apresentaram ao vivo. E foi em maio também que a banda lançou o disco “A Moon Shaped Pool”, o primeiro desde “The King of Limbs”, de 2011.

07.jun.2013 - Thom York, vocalista da banda Radiohead - Mark Metcalfe / Getty Images - Mark Metcalfe / Getty Images
07.jun.2013 - Thom York, vocalista da banda Radiohead
Imagem: Mark Metcalfe / Getty Images
Do novo disco, o repertório tem trazido geralmente oito das 11 faixas (com destaque para “Burn the Witch” e “Decks Dark”), mas eles têm incluído algumas canções antigas negligenciadas, como “No Surprises”, “My Iron Lung” e “Creep”. Com essas é preciso torcida.

Como todo show do Radiohead, o cenário é um show a parte, e os jogos de luzes surgem como integrantes da banda, junto aos enormes telões. Quem viu a apresentação desta turnê, já classificou a banda como em sua melhor forma.

Red Hot Chili Peppers

No sábado, será a vez do Red Hot Chili Peppers disputar seu horário com o público da banda Disclosure e do rapper Vic Mensa. Na estrada desde maio com o novo show, a banda tem muito a mostrar ao vivo.

Em primeiro lugar, mostrar que o vocalista Anthony Kiedes se recuperou de uma má fase --a banda precisou cancelas shows depois que o cantor sofreu uma crise intestinal, combinado com uma infecção e complicações de uma cirurgia de hérnia.

9.nov.2013 - Anthony Kiedis, vocalista do Red Hot Chili Peppers - Antonio Scorza/UOL - Antonio Scorza/UOL
9.nov.2013 - Anthony Kiedis, vocalista do Red Hot Chili Peppers
Imagem: Antonio Scorza/UOL
Em segundo lugar, provar que a sonoridade mais dançante no 11º álbum de estúdio da banda, "The Getaway", produzido por Danger Mouse e Nigel Godrich, combina com o palco. São seis músicas do novo álbum que aparecem no repertório, e o destaque tem sido “Dark Necessities”.

Além das músicas novas, os últimos setlists do Red Hot Chili Peppers estiveram cheios de hits: “Dani California”, “Scar Tissue”, “Otherside”, “Under the Bridge” e, para o grand finale, “Give it Away”.

LCD Soundsystem

O último dia do Lollapalooza, no domingo, será encerrado com a reunião do LCD Soundsystem, ao mesmo tempo que se apresentam a cantora Ellie Goulding e o produtor Zhu. A banda de James Murphy, porém, sustenta o título de um dos melhores shows da atualidade.

15.abr.2016 - James Murphy se apresenta com o LCD Soundsystem no Coachella - Getty Images - Getty Images
15.abr.2016 - James Murphy se apresenta com o LCD Soundsystem no Coachella
Imagem: Getty Images
O grupo fez seu primeiro grande show no Coachella, após uma pausa de cinco anos --nos meses anteriores, eles fizeram pequenas apresentações de "aquecimento". Sem material novo, o show tem sido um apanhado de hits, como "I Can Change", "Tribulations", "You Wanted a Hit", "Dance Yrself Clean", "All My Friends", "Someone Great" e "Losing My Edge".

No início do ano, James Murphy sinalizou um provável disco inédito. "Nós não estamos fazendo apenas uma turnê de reunião, nós vamos lançar um novo álbum (em algum momento deste ano)", disse ele em comunicado. Se já tiver dado tempo de compor, pode ser que o LCD mostre material inédito no palco. É esperar para ver.