Topo

Wanessa Camargo troca pop pela música sertaneja: "Estava sem tesão"

Felipe Abílio

Do UOL, em São Paulo

03/08/2016 16h15

Wanessa Camargo está de volta. Agora com o sobrenome que havia abandonado em 2009, a cantora também mudou o rumo de seu trabalho: trocou a diva pop que se encaminhava para uma carreira internacional pela romântica sertaneja. 

Wanessa Camargo está ansiosa para a nova fase - Bruno Santos/ UOL - Bruno Santos/ UOL
Wanessa Camargo: "Recomeço"
Imagem: Bruno Santos/ UOL

"Eu estava indo para um trabalho que seria muito rápido de fazer, no caminho de 'Shine It On', já tinha até escolhido algumas músicas. Mas olhei para o trabalho e estava sem tesão, sem a paixão. Estava fazendo por fazer. Foi quando parei tudo e pensei em tentar compor de novo", contou ela ao UOL, no escritório do marido Marcus Buaiz, em São Paulo.

Para este recomeço, ela lançou o single "Coração Embriagado". Em quatro dias disponível na web, a música chegou a 200 mil audições. Ainda que os números não sejam tão expressivos como os de "Fly" em sua era pop [2007 a 2013], quando ela batia Fergie e seu Black Eyes Peas em execução nas rádios, Wanessa jura estar satisfeita.

"Lógico que quero aprovação do público, show lotado, me sustentar e ganhar dinheiro com o meu trabalho. Mas, para que isso aconteça, eu tenho que estar satisfeita e feliz. As pessoas falam de modinha, mas cabe a você saber o peso do que as pessoas falam. E eu sei o que sou, sei a minha verdade".

UOL - Desde o disco "DNA" (2011) você não lançava um álbum de estúdio. Por que tanto tempo?

Wanessa Camargo - Fiquei um ano parada depois do meu segundo filho [João Francisco, em 2014], mas este momento foi muito importante para mim. Eu estava indo sem saber se era aquele caminho [musicalmente] que eu queria tomar. Estava indo para um trabalho que seria muito rápido de fazer, no caminho de "Shine It On", já tinha até escolhido algumas músicas. Mas olhei para o trabalho e estava sem tesão, sem a paixão. Estava fazendo por fazer. Foi quando parei tudo e pensei em tentar compor de novo. O processo começou em maio de 2015 e agora estou entregando esse trabalho.

Com a divulgação da música "Coração Embriagado", percebemos uma nova Wanessa. É isso que podemos esperar nessa fase?

Também nunca me vi assim, mas o sertanejo é algo muito natural para mim. Cresci em volta de moda de viola de raiz, então para mim não é um mundo estranho. O álbum "Total" (2007), antes da minha virada para o pop, tem várias sonoridades assim e realmente já me senti meio vazia para aquele tipo de trabalho. Queria testar outra coisa. Como sou uma pessoa eclética na música, do pop ao rock, são coisas que eu sempre quero colocar no trabalho. Estou buscando definições diferentes até morrer, quero estar em mutação porque isso me faz crescer e evoluir. Não é que eu não tenha uma personalidade. Tenho e sei para onde quero ir. Quero poder ir para qualquer lugar onde eu quiser. A minha personalidade é buscar mudança e transformação.

A cantora diz que não quer rótulos - Bruno Santos/ UOL - Bruno Santos/ UOL
A cantora diz que não quer rótulos
Imagem: Bruno Santos/ UOL

Em 2009 você deu uma entrevista dizendo que respeitava a música sertaneja, mas que não era o tipo de trabalho que queria fazer. O que te fez mudar de ideia nesses oito anos?

O que mudou é que você começa a ver outras coisas, e gosto é isso. Em 2009 eu estava ouvindo Madonna, Beyoncé e a identidade tem a ver com isso. Naquele momento era aquilo que eu queria explorar e isso muda. Comecei a ouvir algumas músicas dentro do sertanejo e fui me apaixonando, comecei a ver que essa fase nova [do sertanejo] estava linda. A minha música "Tanta Saudade" (2001) seria parecida com as sertanejas de hoje. Já sabia que eu voltaria para o romântico porque estava compondo assim, então foi questão de trazer coisas novas para o trabalho. O legal é você poder não se limitar nas coisas. Você não tem que morrer com aquela opinião, você muda.

Então você é uma cantora sertaneja agora?

Sou uma cantora sertaneja, obrigada [risos]. Eu me considero sertaneja, romântica, o que as pessoas quiserem porque eu não vou me rotular. Assim posso brincar com vários estilos dentro de um trabalho. Nesse trabalho tem uma pegada sertaneja forte, então para o mercado rotular, sim, é sertanejo.

Quando você tirou o Camargo do nome artístico foi para promover um reposicionamento de imagem. E agora você colocou o Camargo de novo...

Quero me reposicionar com o português, com a música brasileira, porque o Camargo tem essa linguagem. No pop eu precisava daquela linguagem mais simples e que conseguisse mostrar para as pessoas que, musicalmente, era algo diferente. São dois alter egos, tenho as duas [Wanessas], mas que não deixa de ser eu. É uma coisa legal porque posso brincar com esses dois lados.

Teve fãs da sua época pop-eletrônico que não aprovaram a mudança. O que você acha disso?

Tenho fãs do começo da carreira que não aceitaram o pop na minha vida e se afastaram. Não me criticaram, só me respeitaram. Hoje estou vendo uma volta muito legal desses fãs que não estavam me acompanhando mais. Quando lancei "Fly", muita gente que não gostava do meu trabalho começou a gostar. Sei que esses fãs estão insatisfeitos, tristes, e só cabe a mim respeitar e entender a reação deles. Espero que eles entendam que não é nada para magoar ninguém, mas que, como artista, preciso dessa liberdade para ser feliz.

Com o sucesso do pop-funk, como Anitta e Ludmilla, você ficou com medo de não ter mais o espaço que tinha? Isso influenciou na mudança?

Nunca acreditei que não há espaço para alguém. Isso você cria com o seu merecimento, independente de como está o mercado. Nunca acreditei que, só porque todo mundo canta funk, eu estaria ferrada. Esse nunca foi meu motivo e nem nunca vai ser. A minha preocupação é entregar um trabalho no qual eu acredito. Lógico que quero aprovação do público, show lotado, me sustentar e ganhar dinheiro com o meu trabalho. Mas para que isso aconteça eu tenho que estar satisfeita e feliz. As pessoas falam de modinha, mas cabe a você saber o peso do que as pessoas falam. E eu sei o que sou, sei a minha verdade.

Wanessa garante que ainda vai cantar e dançar hits como "Shine It On" na nova fase - Bruno Santos/ UOL - Bruno Santos/ UOL
Wanessa garante que ainda vai cantar e dançar hits como "Shine It On" na nova fase
Imagem: Bruno Santos/ UOL

Tem gente falando que você está no sertanejo porque o estilo está bombando e você está visando dinheiro. O que você acha disso?

Sempre que as pessoas não querem ouvir seu trabalho vão dizer que você segue modinha, mas sei o que estou fazendo. Passei um ano e meio produzindo esse trabalho e essa é a minha verdade. Como posso fazer algo que é mentira para mim? Se acham que é modinha ou não, estou só fazendo o meu trabalho.

Ainda existe uma esperança dos fãs verem você dançando e cantando "Stuck On Repeat" e "Shine It On" nos shows?

Você acha que eu não vou cantar "Shine It On" no show? Vai ter o momento sofrência, o momento "O Amor Não Deixa", o momento "Shine It On". Eu sou isso, sou essa gama de músicas que sempre gravei e acreditei.

Seu marido, Marcus Buaiz, te ajudou muito a migrar para o pop. Esta nova fase também tem o dedo dele agora?

Ele sempre respeitou muito as minhas vontades artísticas e me ajudou a dar vazão a isso, de como chegar a um produto para as pessoas. Piro nas minhas músicas, vou artisticamente criando, então ele me ajuda. Ele é o meu maior parceiro.

E quem é Wanessa Carmargo hoje, aos 33 anos, e prestes a lançar um novo álbum?

Sou uma mãe hoje. Eu me defino como mãe, minha vida é estar com os meus pimpolhos, mas também sou apaixonada pelo que faço, pelo trabalho, pelas pessoas, eu amo as pessoas. Isso me faz querer me relacionar com as pessoas. Sou uma menina, porque muitas vezes sou insegura com as coisas. Não gosto de confronto, não gosto de magoar ninguém, não sei falar 'não', então sofro bastante. E isso é um aprendizado, mas me vejo uma pessoa em constante crescimento, me cobro muito isso. Sou uma capricorniana daquelas. Me considero uma pessoa que respeita bastante as opiniões, diferenças. É difícil se definir porque a gente está em constante mutação, o tempo todo.