Topo

Freddie Mercury, Björk, Muse: Música também faz parte dos Jogos Olímpicos

Do UOL, em São Paulo

05/08/2016 13h06

Desde 1976, Olimpíada deixou de ser sinônimo exclusivo de medalhas, recordes e histórias de superação. A música também entrou para o domínio dos Jogos.

A ideia de criar um tema oficial em Montreal, no Canadá, era uma resposta do Comitê Olímpico Internacional para o atentado terrorista contra a delegação de Israel, que marcou com sangue o evento quatro anos antes.

A música de abertura é, geralmente, executada na abertura ou encerramento dos Jogos Olímpicos, trazendo mensagens de otimismo e união entre os povos.

Algumas apresentações são marcantes, interpretadas por ícones da música pop. Outras, como os primeiros ídolos do esporte brasileiro, acabaram caindo no esquecimento. Relembre abaixo os temas de cada Olimpíada.

Estelle Ste-Croix - Je t'aime (Montreal 1976)

A primeira música oficial de uma Olimpíada, “Bienvenue à Montréal”, foi cantada por um menino de 15 anos, o cantor e ator René Simard. Mas a faixa, que se tornaria um fracasso comercial, não agradou. Acabou substituída pela balada "Je t'aime", na voz de Estelle Ste-Croix. Mesmo assim, o resultado também não foi o esperado. Poucos se lembram dessa chanson franco-canadense.

Muslim Magomaev - Stadium of my Dreams (Moscou 1980)

Na Olimpíada da União Soviética, realizada no auge da Guerra Fria, os organizadores não queriam nada lá muito pop em termos sonoros. A música escolhida foi a marcial "Stadium of My Dreams", cantada em russo pelo “Sinatra soviético” Muslim Magomayev. Sisuda demais para o ocidente, ela não alcançou a popularidade do mascote dos Jogos, o fofo e "chorão" ursinho Misha.

John Williams - Olympic Fanfarre and Theme (Los Angeles 1984)

Antes de Los Angeles, nenhum tema olímpico havia conseguido virar hit. A coisa mudou com John Williams, o celebrado maestro por trás das trilhas sonoras de "Superman”,” Star Wars” e “Indiana Jones”. Sua grandiosa "Olympic Fanfarre and Theme” é até hoje sinônimo de triunfo esportivo e um dos maiores clássicos de qualquer cerimônia. Curiosidade: o brasileiro Sérgio Mendes também compôs uma música especial os Jogos: "Olympia".

Koreana - Hand in Hand (Seul 1988)

Depois de três Olimpíadas marcadas por boicotes de delegações, o Comitê Olímpico Internacional decidiu agir até no tema oficial. “Hand in Hand”, do grupo pop Koreana, era explícita ao pregar a união e harmonia entre as nações em Seul. Mas, pouco assobiável, a música coreana não pegou. Acabou eclipsada por "One Moment in Time”, da então estrela em ascensão Whitney Houston, também feita por encomenda para o evento.

Freddie Mercury e Montserrat Caballé – Barcelona (Barcelona 1992)

Essa é uma das faixas mais lembradas da história dos Jogos Olímpicos, em muito por unir duas estrelas de áreas musicais diferentes: Freddie Mercury, líder do Queen, e Montserrat Caballé, estrela do canto lírico. Foi lançada pelos dois em 1987, quando a cidade espanhola foi escolhida como sede. Mercury, infelizmente, morreu em novembro de 1991, e a soprano teve de fazer um dueto virtual com o vocalista durante a cerimônia de abertura do evento. A pomposa "Amigos Para Sempre", cantada no encerramento Sarah Brightman e José Carreras, também marcou os Jogos.

Gloria Estefan – Reach (Atlanta 1996)

A Olimpíada de Atlanta teve mais de uma música oficial, entre elas “The Power of the Dream”, com Celine Dion. Mas a que pegou mesmo foi “Reach”, escrita por Diane Warren e Gloria Estefan, que interpreta o tema. A canção fala de alcançar o ponto mais alto e se doar para conseguir ser o mais forte. A temática, batida, acabou minimizada pela melodia, marcante. Entrou em paradas do mundo e rendeu uma indicação ao Grammy à cubana.

Olivia Newton - John e John Farnham - Dare to Dream (Sidney 2000)

Duas estrelas australianas foram convocadas para cantar a música da segunda Olimpíada do hemisfério sul. É uma balada melosa, com letra que mais parece livro de auto-ajuda. Composta pelos premiados Wayne Tester, Paul Begaud e Vanessa Corish, não emplacou. O mesmo fim teve “The Flame", de Tina Arena, o outro tema dos Jogos da Austrália.

Björk – Oceania (Atenas 2004)

Depois de 108 anos, a Olimpíada enfim voltou à casa Atenas. Que tal uma música tradicional, com balalaika e ao estilo “Zorba, o Grego”, para celebrar em grande estilo? Nada disso. Björk interpretou um pop alternativo cujo eu-lírico é o próprio oceano, que canta sobre os seres humanos e sobre a fauna e flora marinha. A mensagem ecológica pode não ter se tornado popular, mas rendeu uma indicação à cantora islandesa no Grammy de 2005, na categoria melhor performance vocal feminina.

Sarah Brightman e Liu Huan - You and Me (Pequim 2008)

Os organizadores dos Jogos da China resolveram mesclar intérpretes para tentar agradar gregos e troianos (orientais e ocidentais). O representante chinês foi Liu Huan, considerado pioneiro do pop moderno no país. Ele se junta à inglesa Sarah Brightman, uma alusão Jogos seguintes, que seriam disputados em Londres. Climática, a música tem jeito de trilha de conto de fadas e, como de costume, fala de união entre os povos. Funcionou, apenas, na cerimônia. 

Muse - Survival (Londres 2012)

Honrando a tradição britânica, a Olímpiada de Londres trouxe pela primeira vez uma banda de rock para criar o tema, o Muse. Segundo o vocalista da banda, Matthew Bellamy, a letra de "Survival" expressa "um sentido de convicção e determinação para vencer". Entre críticas e elogios da imprensa, a música traz o estilo épico característico do Muse. Não levou o ouro, mas conseguiu entrar nas paradas de vários países.

Thiaguinho e Projota - Alma e Coração (Rio 2016)

“Alma e Coração” mistura rap e samba em clima de balada, com tempero especial do funk da baixada paulista. O autor dos versos, inspirou nos do Charlie Brown Jr., é o MC Léo da Baixada, que venceu um concurso que teve 42 concorrentes do Brasil. A produção ficou a cargo do duo eletrônico brasileiro Tropkillaz. Ao menos na internet, a faixa bombou, com o clipe passando de 1,3 milhão de visualizações nas primeiras semanas.