Topo

Baixista processa Ozzy por pagamento de direitos autorais de "Crazy Train"

O baixista e compositor Bob Daisley, que está processando Ozzy Osbourne - Reprodução
O baixista e compositor Bob Daisley, que está processando Ozzy Osbourne Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

09/08/2016 19h31

O baixista Bob Daisley, ex-membro da banda de Ozzy Osbourne, está processando o vocalista pelos direitos autorais da clássica "Crazy Train". A informação foi publicada no site da revista "Rolling Stone".

Segundo a ação, impetrada nesta segunda (8) em um tribunal do Estado americano de Nevada, Daisley não foi devidamente remunerado como autor da faixa, um dos grandes clássicos de Ozzy, composta também por ele e pelo guitarrista Randy Rhoads (1956-1982).

Daisley, que é australiano, pede mais de US$ 2 milhões (cerca de R$ 6,3 milhões) da empresa Blizzard Music Limited, que administra a carreira do vocalista do Black Sabbath.

A acusação diz que em 2014 uma auditoria constatou que a companhia escondia honorários antes de distribuir os "royalties", retendo irregularmente o valor referente à exploração comercial da música.

De acordo com o advogado de Daisley, o baixista "não tinha escolha escolha a não ser trazer essa ação para assegurar sua parcela justa sobre os rendimentos que a música tem gerado”.

Ozzy e sua mulher e empresária Sharon Osbourne não se manifestaram publicamente sobre o caso.

Daisley é coautor de vários sucessos da carreira solo do cantor incluídos nos álbuns "Diary of a Madman", "Bark at the Moon", "The Ultimate Sin" e "No Rest for the Wicked".

O imbróglio com Ozzy e seus representantes é antigo. Em 2002, o cantor relançou os discos “Diary of a Madman” e “Blizzard of Ozz" regravando as linhas de baixo de Daisley e a bateria executada originalmente por Lee Kerslake.