Topo

Visual repaginado e vida sem excessos: Britney retomou rédeas de sua vida?

Será que Britney vai abandonar o playback e soltar a voz?

UOL Entretenimento

Mariane Zendron

Do UOL, em São Paulo

26/08/2016 10h44

O Instagram mostra o dia a dia: lazer sem excessos, trabalho sem loucura, os dois filhos sorridentes, o corpo definido e bronzeado, dias ensolarados. Britney Spears, que lança oficialmente nesta sexta-feira (26) seu nono álbum, "Glory", parece ter enterrado de vez aquela moça careca e com um guarda-chuva em punho que destruiu o carro de um paparazzo em 2007. Lembra disso?

Este novo álbum pode ser, literalmente, a glória de uma nova fase na vida da cantora, que a tira daquele piloto automático que controlava sua carreira já há alguns anos. Se, por um lado, o trabalho não soa exatamente original, há um esforço ao correr atrás das últimas novidades da música pop, incluindo batidas de trip-hop e R&B e os grandes produtores do mercado. O primeiro single, "Make Me", uma canção sobre sexo e luxúria e que mostra Britney ultra sensual no clipe, colocou a cantora de volta ao número 1 das paradas.

Britney Spears em um momento tenso de sua vida capilar - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Britney Spears raspa o cabelo em 2007
Imagem: Reprodução/Facebook
"Glory" parece ser só o começo de um retorno da boa fase de Britney. No ano passado, ela renovou o contrato para mais dois anos de "Piece of Me", sua temporada de shows residente em Las Vegas (e só com isso vai faturar US$ 35 milhões, fora suas linhas de lingerie e de perfume e seu próprio game). E ela está trabalhando duro e cada vez mais disposta a levar seu nome ao público.

Na noite desta última quinta-feira (25) foi ao ar, na TV americana, a participação dela no quadro "Carpool Karaoke com James Corden", no qual celebridades passeiam de carro com o apresentador e são convidadas a soltar a voz. Britney cantou, se divertiu (vestiu até roupa de colegial como a que usa no clipe de "Baby One More Time", de 1998) e contou histórias (como a que pretende "ter mais uns três filhos").

E no próximo domingo (28), espera-se um retorno lacrador dela ao VMA (Video Music Awards), da MTV, palco onde foi revelada, viveu momentos de glória e também de queda. Sua última apresentação no prêmio foi em 2007, quando fez a desastrosa performance de "Gimme More", em que surgiu com um figurino e penteado desajeitados e visivelmente desconfortável. Críticos decretaram ali o fim de sua carreira.

Marcas do passado

Aos 34 anos, Britney parece ter colocado sua vida --pública-- nos eixos novamente e retomado o controle de sua vida. Mas é importante lembrar: o passado deixou marcas profundas.

Depois de dois filhos (Sean Preston, 10, e Jayden James, 9) e dois anos de casamento com o dançarino Kevin Federline, a vida de Britney virou um circo. Veio o divórcio, as clínicas de reabilitação, o incidente com o paparazzo. E a princesinha do pop foi colocada sob guarda permanente de seu pai, Jamie Spears, e do advogado Andrew Wallet.

6.jul.2015 - Britney Spears com os filhos em passeio na Disney - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Britney Spears com os filhos, Sean e Jayden, em passeio na Disney
Imagem: Reprodução/Instagram
A situação não é simples, uma vez que Britney foi enquadrada em um tipo de tutela que serve para proteger, principalmente, idosos, deficientes mentais ou pessoas com doenças graves. Na prática, ela não pode fazer nada sem supervisão, nem mesmo comprar um café no Starbucks, sua lanchonete preferida.

Em uma entrevista para a revista britânica "The Insider", em 2014, o advogado da cantora explicou que, nesse tipo de caso, é possível que a tutela se estenda por toda a vida da pessoa. "Porque, mesmo que a pessoa esteja estável, isso não significa que ela saiba lidar com suas finanças ou tomar decisões médicas", disse ele na ocasião.

Britney se recusa a comentar sua situação emocional. Seria a tutela uma prisão ou uma bolha protetora? E suas boas maneiras nas redes sociais e nos palcos, serviriam só como uma prova de que ela pode voltar a ser dona do próprio nariz ou ela realmente se sente bem? O presente e o futuro de Britney Spears são incertos, mas é aparente o progresso que ela vem apresentando e, mais uma vez, ressurgindo das cinzas para uma nova fase. Oops, ela está fazendo isso de novo.