Topo

Imprevisível, VMA dá destaque a divas e pode ter show surpresa de Beyoncé

Do UOL, em São Paulo*

28/08/2016 12h03

Divas do pop e do R&B devem roubar a cena no MTV Video Music Awards, o VMA, neste domingo (28). Além das expectativas elevadas para as apresentações de Rihanna e Britney Spears, atrações já confirmadas nesta edição, Beyoncé deve fazer uma aparição surpresa na festa.

Segundo a "Billboard", a cantora passou a semana ensaiando seu número em um lugar secreto. Ela lidera a corrida com 11 indicações. Rumores ainda indicam que Adele (8 indicações) também pode se apresentar ao vivo no Madison Square Garden, em Nova York. Os organizadores não confirmam -- o que é compreensível, afinal,  o VMA sempre ganha com surpresas e controvérsias.

Imprevisível

Até Kanye West, o rapper com um talento para o imprevisível, e um dos concorrentes ao prêmio de vídeo do ano, terá microfone à disposição e estará sentado na primeira fileira, bem próximo ao palco. No ano passado, ele anunciou sua pouco provável candidatura à Presidência em 2020. Em 2009, ele já tinha aproveitado os holofotes para acusar Taylor Swift de roubar o prêmio de Beyoncé. Ou seja, tudo pode acontecer.

O show, transmitido para mais de 120 países, estará com as portas abertas tanto para as extravagâncias quanto para os gestos sérios, em um ano marcado pelos conflitos no mundo, as tensões raciais e as eleições presidenciais nos Estados Unidos.

"No ano passado, tivemos uma abordagem um pouco mais lúdica. Este ano é como se déssemos carta branca aos artistas, não só para a sua arte, mas também para suas declarações sobre o que acham que está acontecendo no mundo", disse o produtor-executivo do show, Erik Flannigan.

"A cultura em torno do show é que cada artista tem a liberdade para se expressar da maneira que eles quiserem, e nós meio que acendemos a vela e mantemos sua preciosa vida", reforçou outro produtor, Garrett Inglês.

Entre os shows já confirmados está Nicki Minaj, que irá se juntar a Ariana Grande para "Side to Side"; Nick Jonas, que vai cantar "Bacon" com Ty Dolla $ign, e Chainsmokers com Halsey, em seu hit de verão "Closer".

Spears vai voltar ao palco do VMA pela primeira vez desde sua humilhante apresentação de 2007 com "Gimme More", quando sua vida pessoal e profissional estava aos frangalhos. Desta vez, com um álbum recém-lançado e elogiado, "Glory", Spears é uma das celebridades mais esperadas na premiação.

Rihanna vai abrir o evento e deve realizar uma retrospectiva de sua carreira. Ela já garantiu um lugar de destaque na premiação, graças ao prêmio Michael Jackson, dedicado aos artistas que mudam o rumo da música.

Figurinha carimbada em outros anos, Taylor Swift não conseguiu uma única indicação no VMA desta vez e não confirmou presença na premiação.

* Com informações da Reuters e da AFP