Topo

Maior de idade, MC Gui foge de ostentação em nova fase e aposta no pop

8.set.2016 - MC Gui lança EP com três músicas de nova fase de sua carreira, mais voltada ao pop. O cantor de 18 anos também se apresentou para fãs na sede do Twitter, em São Paulo - Raphael Castello/AgNews - Raphael Castello/AgNews
8.set.2016 - Agora maior de idade, MC Gui quer ficar longe de polêmicas na nova fase
Imagem: Raphael Castello/AgNews

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

08/09/2016 18h53

MC Gui apresentou nesta quinta-feira (8) seu novo EP, com três músicas inéditas. O trabalho marca uma nova fase e sonoridade na carreira do cantor, que completou 18 anos em 2016.

Conhecido pelo estilo funk ostentação "light", que conquistou até mesmo o público infantil, ele agora aposta em ritmos como reggaeton, rhythm and blues e até mesmo reggae em faixas bastante dançantes e com letras românticas.



Das três novas faixas, Gui escolhe o reggae pop "Na Hora do Amor" como o seu favorito. Já o público elegeu o reggaeton "Ela é Perfeita" como a faixa favorita, resultado de uma votação no Twitter do cantor, que cresceu na era da internet. A dançante "Que Pressão" completa a tríade. 

Inspirado por artistas internacionais como Kanye West, Drake e Rihanna, o artista que cresceu na zona leste de São Paulo segue o estilo dos ídolos não só na sonoridade como no visual, com roupas street e tatuagens fechando um dos braços. Desde que completou 18 anos, em maio, ele também dirige um carrão: uma Land Rover Discovery 4.

Outra grande influência desde o início da carreira de Gui, em 2013, é Justin Bieber. Assim como Bieber fez em seu último trabalho, "Purpose", a nova fase de MC Gui visa um público mais maduro. "Com este trabalho novo vou fazer as pessoas me engolirem", aposta Gui, que evitou letras "barra pesada" para também não perder o público já cativo.

As semelhanças com Bieber não param por aí. Gui também lida com a dificuldade da mudança de voz típica da idade. Quatro anos mais jovem que o ídolo canadense, o cantor precisou fazer muitas aulas de canto e ajustar seu tom para as novas músicas. "Mudou bastante a minha forma de cantar de alguns anos para cá e ainda está mudando. Mas basta estudar que tudo fica bom."

Preconceito com funk

MC Gui admite que deve tirar em breve o MC de seu nome artístico. "Rola muito preconceito só por causa do MC. MC é uma palavra tão bonita, significa mestre de cerimônia, mas as pessoas já interpretam como algo inferior sem saber a real." 

Ele afirma já ter sofrido preconceito na rua ao ser reconhecido como um MC e até mesmo no começo do seu namoro com Luiza Cioni. "A hora que chegou no pai da Luiza ele questionou: 'Minha filha está namorando um MC?'. Tenho certeza que quem tirou o MC como o Naldo, a Anitta, foi por conta do preconceito." 

8.set.2016 - MC Gui lança EP com três músicas de nova fase de sua carreira, mais voltada ao pop. O cantor de 18 anos também se apresentou para fãs na sede do Twitter, em São Paulo - Raphael Castello/AgNews - Raphael Castello/AgNews
8.set.2016 - MC Gui mostra a tatuagem que fez em homenagem às fãs, as "Guinaticas"
Imagem: Raphael Castello/AgNews

Gui conta que as pessoas associam o nome MC diretamente a apologia às drogas, violência ou letras com teor sexual, o que não existe nas suas músicas. "Eu sempre gostei de funk e ouvi essas músicas proibidonas, mas hoje penso que elas deveriam ter uma classificação assim como os filmes e novelas." 

MC Gui admite também que orienta novatos que o procuram para pedir conselhos a não usarem o termo MC. "Depois que você adota um nome artístico que pega, é dificil mudar, estou sentindo isso na pele."

DVD e parceria com Safadão

"Que Pressão", "Ela é Perfeita" e "Na Hora do Amor" são apenas as três primeiras faixas de um disco com dez, prometido para o início de 2017. Gui já adiantou que seu segundo disco da carreira terá uma parceria com Wesley Safadão e também um DVD, que deve ser gravado em janeiro. 

Safadão faz parte da safra de artistas nacionais que Gui costuma ouvir em suas horas de folga. Ele se diz ainda fã das mulheres do sertanejo universitário. "Ouço muito Marília Mendonça e Maiara e Maraisa."

O trabalho chega dois anos e meio depois de seu primeiro DVD, "O Bonde é Seu Ao Vivo", gravado apenas duas semanas depois de ele assinar contrato com a gravadora Universal.

"Desde essa época eu já me sinto com 18 anos, pois aumentou muito a responsabilidade. As pessoas pensam que tudo fica mais fácil depois que você fecha com uma grande gravadora, mas na verdade fica tudo mais difícil a partir daí."

Biel

As perguntas sobre Biel também não podiam ficar de fora, já que os MCs dividem o mesmo público. "A gente aprende com o erro das pessoas. Errar é humano e todo mundo merece uma segunda chance", opinou sobre toda a polêmica envolvendo o colega.

"Ele já está voltando e espero que possa fazer muito sucesso e trabalhar assim como eu estou fazendo. O pessoal vai me seguir pelo o que eu faço e não pelo erro das outras pessoas", conclui.