Topo

Lady Gaga volta ao pop com "Perfect Illusion" e é acusada de copiar Madonna

Lady Gaga em cena que pode ser do novo clipe de "Perfect Illusion" - Divulgação/Twitter
Lady Gaga em cena que pode ser do novo clipe de "Perfect Illusion" Imagem: Divulgação/Twitter

Do UOL, em São Paulo

09/09/2016 00h24

A cantora Lady Gaga lançou na madrugada desta sexta (9) sua nova música, “Perfect Illusion”, que marca o retorno da artista ao pop, após se aventurar pelo jazz.

A faixa, que estará no novo álbum de Gaga, previsto para este ano, foi transmitida em primeira mão em algumas rádios do mundo e disponibilizada nas plataformas digitais.

Com introdução de guitarra, teclados comedidos e ritmo acelerado, a faixa traz cadências que retomam o estilo dançante da cantora, mas agora se tanto foco no electropop.

Com mudanças tonais, a melodia chega a lembrar as do pop oitentista, como as de "Papa Don't Preach", de Madonna, especialmente no trecho do refrão.

A nítida semelhança com o hit de 1986 movimentou o Twitter, reacendendo uma antiga rivalidade entre os fãs das duas cantoras.

Entre críticas contundentes e vários elogios rasgados, os usuários fizeram da volta de Lady Gaga o assunto mais comentado na madrugada desta sexta.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

preach

— Princess Bitch (@eubrenoforte) 9 de setembro de 2016

"Ecstasy moderno"

Semelhanças à parte, a letra de “Perfect Illusion" traz uma homenagem de Lady Gaga a um imaginário que ela conhece bem, o das festas.

"Eu não preciso de olhos para ver / Eu senti você me tocando / Chapada como anfetamina / Talvez você seja apenas um sonho", canta em trecho da música.

Recentemente, ela chegou a afirmar que sua nova canção é sobre o "ecstasy moderno". "Encontramos uma maneira simples, doce e raivosa de dizer isso. Eu sinto essa adrenalina forte correr em mim toda vez que a ouço", disse.

“Perfect Illusion” é produzida por Gaga, Mark Ronson (o homem por trás do disco “Back to Black”, de Amy Winehouse) e Kevin Parker, do Tame Impala. É o primeiro lançamento de estúdio de Lady Gaga em três anos. No disco, ela colaborou com artistas como Florence Welch, Beck, Father John Misty e BloodPop.

Desde 2013, quando lançou "Artpop", ela vinha investindo em projetos paralelos. Entre eles, o álbum de duetos de jazz com Tony Bennett e a atuação na série "American Horror Story", que lhe rendeu um Globo de Ouro de melhor atriz.