Topo

"Joanne": Lady Gaga divulga capa, título e data de lançamento de novo disco

Capa do disco "Joanne", de Lady Gaga - Divulgação
Capa do disco "Joanne", de Lady Gaga Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

15/09/2016 14h03

Lady Gaga revelou, nesta quinta-feira (15), o título e a data de lançamento de seu novo disco: "Joanne" chegará às lojas no dia 21 de outubro. O anúncio foi feito durante uma entrevista ao jornalista Zane Lowe, da rádio Beats 1.

O nome do disco é uma homenagem à tia dela, que morreu em 1974. "Joanne" é também o nome do meio da cantora e ainda de um restaurante italiano que pertence ao seu pai. 

Segundo o site Mashable, o álbum terá 11 faixas e uma versão deluxe será lançado com 14 músicas. Até o momento, o que se sabe é que "Joanne" terá uma faixa batizada de "Sinner's Prayer" com a participação de Father John Misty, líder da banda Fleet Foxes. Uma outra, "John Wayne", terá Josh Homme, do Queens of The Stone Age, na guitarra. O álbum terá ainda uma canção que foi influenciada pelo cinema indiano de Bollywood, além de contribuições de Florence Welch e Beck.

Na entrevista, Gaga avisou que o clipe de "Perfect Illusion", o primeiro single do álbum e que foi divulgado na semana passada, será lançado em breve.

Plágio?

"Perfect Illusion", que marca o retorno da artista ao pop após se aventurar pelo jazz, estará no novo álbum de Gaga, previsto para ser lançado ainda este ano. Com mudanças tonais, a melodia chega a lembrar as do pop oitentista, como as de "Papa Don't Preach", de Madonna, especialmente no trecho do refrão. A semelhança com o hit de 1986 movimentou o Twitter, reacendendo uma antiga rivalidade entre os fãs das duas cantoras.

Semelhanças à parte, a letra de "Perfect Illusion" traz uma homenagem de Lady Gaga a um imaginário que ela conhece bem: as festas. "Eu não preciso de olhos para ver / Eu senti você me tocando / Chapada como anfetamina / Talvez você seja apenas um sonho", canta em um trecho.

Ela já havia afirmado que a música é sobre o "ecstasy moderno". "Encontramos uma maneira simples, doce e raivosa de dizer isso. Eu sinto essa adrenalina forte correr em mim toda vez que a ouço", disse.

"Perfect Illusion" é produzida por Gaga, Mark Ronson (o homem por trás do disco "Back to Black", de Amy Winehouse) e Kevin Parker, do Tame Impala. É o primeiro lançamento de estúdio de Lady Gaga em três anos. No disco, ela colaborou com artistas como Florence Welch, Beck, Father John Misty e BloodPop.

Desde 2013, quando lançou "Artpop", Gaga vinha investindo em projetos paralelos, entre eles o álbum de duetos de jazz com Tony Bennett e a atuação na série "American Horror Story", que lhe rendeu um Globo de Ouro de melhor atriz.

Lady Gaga - Divulgação/Twitter - Divulgação/Twitter
Lady Gaga em cena que pode ser do novo clipe
Imagem: Divulgação/Twitter