Topo

Mais uma baixa no AC/DC: Baixista anuncia saída da banda

O baixista britânico Cliff Williams, que anunciou que sairá de cena no fim deste ano - Ethan Miller/Getty Images
O baixista britânico Cliff Williams, que anunciou que sairá de cena no fim deste ano Imagem: Ethan Miller/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

20/09/2016 14h10

O AC/DC anunciou sua terceira baixa em dois anos. Agora é a vez do baixista Cliff Williams se aposentar das atividades da banda australiana.

A notícia foi divulgada em uma série de vídeos gravados pelos integrantes para celebrar o fim da turnê "Rock or Bust", que acontece nesta terça-feira (20) na Filadélfia, nos Estados Unidos. Enquanto o guitarrista e líder Angus Young e o baterista Chris Slade agradecem a presença dos fãs nas apresentações, Cliff anunciou que chegou “a minha hora de sair”.

“Não é porque perdemos Malcolm [Young, guitarrista], Phil [Rudd, baterista] ou Brian [Johnson, vocalista]. Tudo muda quando essas coisas acontecem.”

Ao que tudo indica, a última apresentação de Williams será justamente hoje, no encerramento da turnê, ainda com Axl Rose nos vocais.

O baixista ainda cita a morte do antigo vocalista, Bon Scott, nos anos 1970, para explicar a decisão. “Como quando Bon morreu, as coisas mudaram. Tudo muda”, admite o músico, que entrou na banda em 1977. “Então não é sobre isso [saídas dos integrantes], só estou pronto para me aposentar das turnês. De verdade. Sei o que vou fazer. De novo – só chegou a minha hora.”

O músico revela que os planos para o futuro estão reservados para a família e que pretende “relaxar”, assim que deixar o grupo.


O que resta do AC/DC?

Antes de lançar o álbum, a saída forçada do guitarrista fundador, Malcolm Young, em 2014, devido à demência, deixou os fãs em estado de alerta.

Logo em seguida, o baterista Phil Rudd passou a maior parte de 2015 detido e acusado de ameaças de morte. No início deste ano, o vocalista de longa data da banda, Brian Johnson, foi forçado a sair do AC/DC porque corria riscos de perder totalmente e definitivamente a audição, sendo substituído por Axl Rose, do Guns N’ Roses, para finalizar a turnê.

Sendo assim, a banda continua com apenas um integrante original, o guitarrista e líder Angus Young. Contudo, ainda não foi revelado os planos do AC/DC após o fim da turnê.

Em entrevista à “Rolling Stone”, Young, comentou que a saída de Williams já era aguardada. “Além de mim, Cliff é quem estava lá há mais tempo, desde 1977. Cliff e Brian estão na mesma faixa etária [o baixista tem 66 anos, e o cantor 68]. Eles gostam de sair, ir aos pubs. Eles tinham esse laço.”