Topo

Phil Collins "ainda não morreu": aposentado há 5 anos, cantor anuncia turnê

17.out.2016 - Com uma bengala, Phil Collins posa em frente ao Royal Albert Hall, onde esteve para promover a turnê "Not Dead Yet", que começa em 2017 - Vianney Le Caer/AP
17.out.2016 - Com uma bengala, Phil Collins posa em frente ao Royal Albert Hall, onde esteve para promover a turnê "Not Dead Yet", que começa em 2017 Imagem: Vianney Le Caer/AP

Do UOL, com agências internacionais

17/10/2016 10h58

Phil Collins, 65, anunciou a sua aposentadoria da música em 2011 e desde então vem ensaiando um retorno aos palcos. Mas até hoje esse retorno não ocorreu plenamente. Nesta segunda-feira (17), o cantor e ex-baterista do Genesis anunciou que voltará a tocar, desta vez em junho de 2017 em shows em Londres, Colônia (Alemanha) e Paris.

Phil Collins US Open - Jewl Samad/AFP - Jewl Samad/AFP
29.ago.2016 - Phil Collins se apresenta na abertura do US Open
Imagem: Jewl Samad/AFP
"Eu pensei que podia me aposentar tranquilamente. Mas graças aos admiradores, minha família e o apoio de alguns artistas extraordinários descobri minha paixão pela música e a atuação. É hora de fazer isso outra vez e estou emocionado", declarou o cantor ao revelar sua turnê, que leva o título de "Phil Collins: Not Dead Yet" (em português "Ainda não está morto"). A frase satírica é conhecida também por ser usada em um filme do grupo de humor britânico "Monty Phython".

O título da turnê também é o nome de sua autobiografia, prevista para ser lançada em outubro. Nela, o cantor prometeu falar francamente sobre seus três casamentos, alcoolismo e também sobre os diversos problemas de saúde que enfrenta.

Os fãs, no entanto, devem encarar o anúncio com cautela, já que todas as apresentações recentes do artista foram beneficentes e de curta duração. A mais recente ocorreu em agosto, durante a abertura do US Open, onde ele tocou apenas as faixas "In The Air Tonight" e "Easy Lover".

Antes disso, ele fez apenas dois shows. O primeiro foi em uma escola de Miami, em maio, em favor de sua fundação de assistência a jovens carentes. O segundo show ocorreu em Lausanne, na Suíça, em junho. Em ambos, ele apresentou apenas sete músicas, incluindo os sucessos "Another Day in Paradise" e "Against All Odds".

Se cumprir a agenda, Collins fará cinco shows no Royal Albert Hall, em Londres, em 4, 5, 7, 8 e 9 de junho de 2017, antes de viajar para Colônia, onde cantará na Lanxess Arena em 11 e 12 de junho, enquanto em Paris se apresentará no Accor Hotels Arena em 18 e 19.

O músico não faz um show completo desde 2010. "Quando anunciei minha volta, no ano passado, só disse que escreveria novas canções, o que foi distorcido como que faria um novo álbum. O certo é que ainda não escrevi nada. Minha intenção é voltar para casa, não fazer nada durante um tempo e então me sentar no estúdio e ver o que acontece. Agora só tenho um par de ideias", disse em entrevista à agência EFE em fevereiro deste ano.

Diversos problemas médicos colaboraram para a aposentadoria precoce do artista. Entre eles, a perda de capacidade auditiva, uma vértebra deslocada e danos nervosos fruto de três décadas tocando bateria. Collins já ganhou sete Grammy e um Oscar.

A incerteza com os anúncios de seus shows motivou em 2015 uma satírica petição na internet para que o cantor desistisse da música. A petição foi criada no site Change.org e registrou 4.352 adesões, mas foi encerrada antes de atingir a meta de cinco mil assinaturas.

Collins tem dito que quer retornar aos palcos para mostrar aos filhos "o que o papai faz". "Eles estão agora com 10 e 14 anos. Usavam fraldas quando eu caí na estrada pela última vez. Eles amam minha música, e eu gostaria de tirá-los de casa para se divertir", disse o artista em uma entrevista à revista "Rolling Stones" em outubro de 2015. Phil Collins também tem outra filha, a atriz Lily Collins, de 27 anos, que atuou no filme como "Espelho, Espelho Meu" (2012) e "Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos" (2013).