Topo

Pearl Jam, Tupac e Janet Jackson concorrem ao Hall da Fama do Rock

Do UOL, em São Paulo

18/10/2016 12h49

Os maiores representantes do grunge, do rap, do punk e da música eletrônica disputam o Rock and Roll Hall of Fame, o Hall da Fama do Rock, de 2017.

Com 26 anos de estrada, o Pearl Jam concorre ao prêmio ao lado do rapper Tupac (morto em 1996) e das bandas Bad Brains e Kraftwerk, influentes do punk e da música eletrônica, respectivamente.

O rapper TuPac Shakur desembarca em Nova York para o MTV Music Awards em 4 de setembro de 1996 - AP Photo/Todd Plitt - AP Photo/Todd Plitt
O rapper Tupac Shakur morreu aos 25 anos em um tiroteio em Las Vegas
Imagem: AP Photo/Todd Plitt
A indicação de Tupac, por sua vez, reflete a aceitação crescente do rap como uma potência na música comercial e vem na esteira da inclusão dos rappers californianos do N.W.A. no Hall da Fama em 2016, o que fez deles o quinto grupo de hip hop a receber a honraria.

Janet Jackson, indicada em outros anos, é o principal nome do pop para a edição de 2017.

A cantora e ativista Joan Baez, e as bandas Yes, Steppenwolf, Depache Mode, Electric Light Orchestra, J. Geils Band, Jane's Addiction, Joe Tex, Journey, MC5 e The Zombies também foram incluídos na lista, que receberá votos de fãs e especialistas da indústria musical. Lembrados em outros anos, The Cars, Chic e Chaka Khan continuam na disputa.

Os artistas precisam ter lançado suas primeiras gravações ao menos 25 anos atrás para estarem aptos a ser indicados. Os nomes dos escolhidos de 2017 serão anunciados em dezembro, assim que a votação tiver sido concluída.

* Com informações da Reuters