Topo

Controverso álbum do Oasis é relançado com inéditas e novas versões

O Oasis, uma das principais bandas do rock britânico, em 2003 - Divulgação/Site Oficial
O Oasis, uma das principais bandas do rock britânico, em 2003 Imagem: Divulgação/Site Oficial

Do UOL, em São Paulo

19/10/2016 18h37

O terceiro álbum de estúdio do Oasis, “Be Here Now” (1997), acaba de ganhar uma edição especial remasterizada, em versão tripla. O disco chega às plataformas digitais recheado de demos gravados na época, além de faixas raras e inéditas.

Embora tenha alcançado o primeiro lugar nas paradas com o single, “Be Here Now” é até hoje um disco controverso dentro da discografia da banda. Muito aguardado pelos fãs na época, o álbum teve uma recepção morna, com críticas por parte da imprensa, pelas faixas longas e a falta de vigor dos discos anteriores. Com o fim da banda, até mesmo Noel Gallagher afirmou que o disco era uma “merda”. Com o passar do tempo, o guitarrista e os fãs passaram a olhar para o álbum de outra maneira.

Uma das boas novidades é a nova mixagem da música “D’You Know What I Mean?”. Responsável pela nova versão, Noel explicou os motivos da novidade: “Conforme os anos passaram, eu comecei a aceitar que as músicas de ‘Be Here Now’ eram de fato insanamente longas... muito longas! Alguém (não me lembro quem) teve a ideia de revisitarmos e reeditarmos o álbum inteiro para a posteridade. Só conseguimos fazer a primeira faixa antes de encher o saco... mas ela ficou mega foda”.

Além da reinterpretação da faixa, a nova edição de “Be Here Now” traz 14 demos inéditas do álbum gravadas no estúdio Caribbean Island, em 1996. De acordo com Noel, as demos “trazem de volta as memórias daquilo que acabou se tornando – no mínimo – um feriado muito incrível!”.

“Be Here Now” é o terceiro lançamento da série “Chasing The Sun: 1993-1997”. Este álbum sucede os aclamados relançamentos dos dois primeiros álbuns da lendária banda de Manchester, “Definitely Maybe” e “(What’s The Story) Morning Glory?”, que também fazem parte da mesma série.