Topo

Ravena bate Conrado e é finalista do X Factor, mas web reclama de playback

Conrado Bragança, um dos destaques do primeiro "X Factor", mas que foi eliminado - Reprodução
Conrado Bragança, um dos destaques do primeiro "X Factor", mas que foi eliminado Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

22/11/2016 00h41

O “X Factor” definiu na madrugada desta terça-feira (22) os três finalistas que tentarão o prêmio máximo do programa na próxima quarta. São eles: Jenni Mosello, Cristopher Clark e o grupo Ravena. O concorrente Conrado Bragança foi o único eliminado da semifinal.

A decisão dos jurados de tirá-lo da disputa veio após uma repescagem que também contou com o Ravena. Enquanto a banda feminina cantou "Girl on Fire", de Alicia Keys, Conrado optou por "Heaven", de Bryan Adams.

Aparentando nervosismo, o jovem de 19 anos, um dos concorrentes mais populares do "X Factor", não convenceu e chegou a desafinar em alguns versos da música.

Rick Bonadio, Paulo Miklos (mentor do Ravena) e Alinne Rosa, que deu o chamado "voto de Minerva", votaram contra o jovem, que só ganhou a aprovação de seu mentor, Di Ferrero.

"Valeu demais [a experiência]. Principalmente por hoje. Achei que foram minhas melhores apresentações. Não tenho nem como dizer isso em palavras”, afirmou Conrado logo após ser eliminado.

"Você cresceu muito e ainda vai crescer. Isso foi só o pontapé inicial da sua carreira. Você está enfrentando seus medos", disse Di Ferrero, cumprimentando o pupilo.

Ravena apresenta "Girl on Fire" no "X Factor"; suposto playback causou polêmica - Reprodução - Reprodução
Ravena apresenta "That's My Girl" no "X Factor"; suposto playback causou polêmica
Imagem: Reprodução

Suposto playback causa polêmica

A classificação do Ravena na repescagem, no entanto, não camuflou um fato controverso na edição desta segunda do "X Factor", que chamou a atenção do público.

As performances do grupo feminino teriam contado com a ajuda de playbacks com vocais de apoio, especialmente nas partes dos refrãos, quando as integrantes precisam mostrar entrosamento e fazer harmonias.

Coincidência ou não, esse trecho foi um dos pontos mais críticos de apresentações anteriores e uma das principais queixas dos jurados do programa em relação às quatro integrantes.

O suposto auxílio ilegal teria acontecido em todas as três músicas cantadas pelo Ravena, mas foi notado principalmente no segundo número na noite: "That's My Girl", cover do Fifth Harmony. Nenhum jurado comentou sobre os vocais de apoio "fantasmas".

Vale lembrar que, assim como o Ravena, o Fifth Harmony também foi formado em uma edição do "X Factor", a dos Estados Unidos, e desde o início da temporada brasileira vem rendendo inúmeras comparações.

A banda americana, por sinal, também costuma ser acusada de utilizar playbacks em suas apresentações ao vivo.