Topo

Desafetos, Peter Hook e New Order passam por "constrangimento brasileiro"

Peter Hook e Bernard Sumner, que se apresentam no mesmo dia no Brasil - Getty Images/Montagem
Peter Hook e Bernard Sumner, que se apresentam no mesmo dia no Brasil Imagem: Getty Images/Montagem

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

01/12/2016 06h00

Quando Bernard Sumner e seu New Order subirem ao palco do Espaço das Américas às 23h desta quinta (1°) em São Paulo, o baixista e desafeto da banda Peter Hook já terá executado pelo menos dez músicas de seu ex-grupo no teatro Rival, no Rio.

Agendados para o mesmo dia e hora, os shows simultâneos no país estão causando uma inegável saia justa entre os músicos. Um constrangimento ainda maior considerando que foi em uma turnê sul-americana, na Argentina, que o “divórcio” foi selado há dez anos.

De lá para cá, o contato entre as partes passou a ser feito basicamente por meio de advogados. Atualmente, Hook está processando o New Order por supostamente não estar recebendo os devidos royalties sobre as músicas.

A explicação dele: o grupo havia acordado que, caso algum integrante resolvesse sair, não haveria mais New Order. Os ex-colegas de Peter Hook negam a versão. “Mas me diz, para qual show você vai?”, pergunta à reportagem do UOL um irônico e compreensivelmente curioso Peter Hook.

“Tenho certeza que eles acham que eu estou trazendo uma ‘bad vibe’ para o Brasil (risos). Mas eu não sinto isso. Acontece que toda a nossa relação continua sendo nojenta. A forma como eles me tratam é absolutamente diabólica. Por mais que eu me esforce, não consigo tirar esse sentimento de mim.”

Nos shows atuais, enquanto o New Order se concentra em hits da carreira, Hook, ao lado de seu grupo The Light, homenageia as duas coletâneas “Substance”, lançadas pelo New Order (1987) e Joy Division (1988). Desde 2010, o baixista excursiona tocando antigos álbuns na íntegra.

O guitarrista do New Order Phil Cunningham  - Getty Images - Getty Images
O guitarrista do New Order Phil Cunningham
Imagem: Getty Images

Da parte do New Order, o discurso sobre sobre a separação soa menos rancoroso. Segundo o guitarrista e tecladista Phil Cunningham, que tocou com Hook na primeira metade dos anos 2000, os dois conversaram por telefone há algum tempo sobre a coexistência dos projetos. E a conversa teria sido amistosa.

“Não é a primeira vez que acontece [New Order e Peter Hook tocarem na mesma época, no mesmo local]. Eu não sei porque eles fazem isso.(risos). Talvez por questões promocionais. Sinceramente, prefiro olhar pelo lado positivo. Acho que os fãs podem conferir algo mais antigo, que é o que ele está tocando, e o ‘melhor New Order’, que somos nós”, brinca Cunningham também em entrevista ao UOL.

Peter Hook, obviamente, rebate, repetindo uma espécie de mantra. “O New Order não existe mais, cara. Eles estão apenas fingindo”. Cunningham: “Não levo essa atitude negativa a sério. Você não pode dizer isso e pensar que todos os fãs do mundo vão concordar. É só uma opinião”.

Futuro do rock

De lados opostos, Peter e Phill parecem discordar em quase tudo. Por exemplo, sobre a situação preocupante em que o mundo se encontra após a Inglaterra deixar a União Europeia e a Donald Trump ser eleito presidente nos Estados Unidos. Enquanto o primeiro tem esperança no futuro, o segundo diz que nada poderia ser pior.

A única concordância: se o rock perdeu espaço para um pop genérico nas paradas, a culpa é a da internet e do fim do domínio das grandes gravadoras. "Hoje, os compositores estão indo cada vez mais em direção ao que é a moda, ao que é mais fácil. Por questões econômicas, eles precisam fazer o que as pessoas parecem gostar. Eu não tenho culpa nisso, mas você tem que sobreviver”, entende Hook.

“Está muito difícil para quem está começando. Ninguém tem mais dinheiro para investir. E, quando mais gente há em uma banda, pior para ela. É mais fácil se você estiver sozinho ou for um DJ, o que favorece quem faz música mais dançante. Temos visto isso em festivais”, converge Cunningham.

Stephen Morris, Peter Hook e Bernard Sumner posam como o New Order em 2005 - Getty Images Europe - Getty Images Europe
Stephen Morris, Peter Hook e Bernard Sumner posam como o New Order em 2005
Imagem: Getty Images Europe