Topo

Gêmeas de 14 anos se dividem entre atividades na roça e música sertaneja

As gêmeas Julia & Rafaela, aos 14 anos, gravaram o primeiro EP sertanejo - Divulgação - Divulgação
As gêmeas Júlia & Rafaela gravaram aos 14 anos seu primeiro EP
Imagem: Divulgação

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

08/12/2016 06h00

A dupla formada pelas irmãs gêmeas Júlia & Rafaela, de apenas 14 anos, é a nova aposta sertaneja da gravadora Universal, que assinou recentemente contrato com as meninas após seus vídeos na internet superarem 8 milhões de visualizações.

As duas cresceram em meio a cavalos, bezerros, porcos e cabritos na fazenda da família, na pequena cidade de Campo Verde (MT), a 140 km de Cuiabá. O clima bucólico do lugar, como não poderia deixar de ser, influenciou o gosto musical das meninas, que cresceram ouvindo modas de viola e muito sertanejo.

Capa do EP Julia & Rafaela, dupla sertaneja feminina de Mato Grosso - Divulgação - Divulgação
Capa do EP de Júlia & Rafaela
Imagem: Divulgação
“No começo, só cantávamos na escola e para amigos e familiares, até que a Camila, nossa irmã mais velha, criou um canal no YouTube e postou o nosso primeiro vídeo, de apenas 15 segundos. Alguns dias depois, ele já tinha sido visto mais de 170 mil vezes. A gente se desesperou, nem acreditávamos naquilo”, lembrou Júlia.

Com o sucesso dos vídeos e após a assinatura do contrato com a gravadora, as meninas não perderam tempo e lançaram em novembro seu primeiro EP, batizado com o nome da dupla. O trabalho tem quatro músicas inéditas: “Pé na Rua”, “Não Deixe de Me Abraçar”, “Ai Que Fofo” e “Na Mesma Moeda”, que também virou clipe, mas nenhuma faixa foi composta por elas.

Duplas femininas sertanejas

A repercussão do primeiro vídeo postado pela irmã mais velha deu coragem para as gêmeas seguirem a carreira na música. Mas o principal incentivo, no entanto, veio do sucesso que as duplas femininas sertanejas estão fazendo. “Somos fãs da Maiara & Maraísa e Simone & Simaria”, disse Rafaela. "Elas abriram o caminho para as duplas femininas no sertanejo".

Mas, como qualquer adolescente, elas também não saem das redes sociais. No Instagram, elas postam vídeos e fotos cuidando dos animais da fazenda, enquanto no YouTube continuam publicando vídeos com covers de seus artistas favoritos, como Teodoro & Sampaio, Marcos & Belutti e, principalmente, de Simone & Simaria e Maiara & Maraisa.

Ainda na infância, elas perceberam que eram melhores juntas do que separadas. Aos cinco anos, elas participaram separadamente de um festival de música na escola e perderam. No ano seguinte, cantaram juntas e ficaram em primeiro lugar. “Ninguém da nossa família é artista”, disse Rafaela. “Mas crescemos com a música sertaneja. Não esperávamos esse sucesso todo, muito menos assinar um contrato com uma gravadora”.

As duas também estão aprendendo a lidar com os “haters” e os comentários maldosos. “Algumas pessoas assistem nossos vídeos só para criticar. Mas a gente não se importa e só tira disso as coisas boas”, afirmou Júlia. “As críticas não nos atrapalham, mas uma delas me deixou chateada, porque disse que a gente era ‘sem graça’ e tinha a ‘boca irritante’”, completou Rafaela.

Ainda falta para as garotas experiência de palco, já que conciliam a carreira musical com a escola. “Mesmo com tantas visualizações, nunca fizemos shows fora da nossa região”, afirmou Júlia. Depois de gravarem o primeiro clipe, dirigido por Fernando Catatau, a dupla está planejando a gravação de um DVD, em Goiânia (GO) e em abrir a agenda para shows fora do estado.

“Conhecemos alguns artistas aqui na exposição agropecuária da cidade, como o Munhoz & Mariano e o Bruno & Marrone. Todos foram muito atenciosos com a gente. Nosso maior sonho hoje é ter uma carreira firme e reconhecida como a deles”, concluiu Rafaela.