Topo

Roberto Carlos ganhará cinebiografia ao estilo "2 Filhos de Francisco"

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

09/12/2016 19h39Atualizada em 13/12/2016 19h25

Roberto Carlos vai ganhar uma cinebiografia oficial dirigida pelo cineasta Breno Silveira (“2 Filhos de Francisco” e “Gonzaga - de Pai pra Filho”), que deve começar a ser rodada até o fim de 2017. A informação foi confirmada ao UOL pela assessoria do cantor e pelo próprio Silveira, que em 2012 comandou o longa “À Beira do Caminho”, inspirado na canção homônima de Roberto.

Ainda sem previsão de lançamento, o filme será narrado pelo próprio Roberto Carlos, em uma estrutura semelhante à de “2 Filhos de Francisco”, inspirado na dupla sertaneja Zezé di Carmargo & Luciano. O cantor, que trabalhará na produção e supervisão do projeto, terá total controle sobre a obra, escolhendo elenco e aprovando o roteiro, que será escrito por Nelson Motta e Patrícia Andrade. 

A trama retratará as diversas fases da carreira do artista, interpretado por atores diferentes, inclusive pelo próprio. “O trabalho de escolha [de atores] tem que ser feito com muito cuidado. A gente tem alguns bons atores que tem um tipo parecido. Mas eu não descarto também procurar por pessoas desconhecidas. Tudo é teste”, adianta Silveira.

A ideia da produção é tocar também em assuntos considerados tabus. Entre eles, o traumático acidente que causou a amputação de uma perna de Roberto Carlos na infância, além da morte da mulher Maria Rita e de seu conhecido TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), que o impede de vestir roupas coloridas e dizer certas palavras.

“Tivemos apenas as conversas iniciais, e ele foi muito carinhoso comigo. Mas ainda não decidimos os assuntos que vão ou não entrar. Mas, pelo que entendi, ele pretende relevar muita coisa que está guardada com ele”, diz Silveira, que teve o projeto apresentado pelo próprio cantor. O filme deve ser lançado junto de uma biografia oficial, que vem sendo preparada há anos pelo cantor.

Artista mais popular da história da música brasileira, Roberto Carlos é conhecido pelo controle meticuloso de suas músicas e por se posicionar contra a publicação de biografias não autorizadas. Em 2007, causou controvérsia ao processar o escritor Paulo Cesar de Araújo e retirar das lojas o livro "Roberto Carlos em Detalhes", lançado sem seu consentimento.

“Para mim, não é novidade isso [ser supervisionado pelo artista]. Mesmo no 'Gonzaga', eu estava com família muito perto. Acho bacana entender qual é visão da família e passar para ela o que é necessário revelar para ela", afirma Breno Silveira.

"É uma honra fazer uma biografia de alguém que sempre acompanhei, de quem sempre fui fã. Sempre tive vontade de filmar o Roberto. E, com a pessoa ainda viva e presente, fica ainda mais bonito.”

O longa terá a assinatura da produtora que Roberto Carlos criou especialmente para o projeto, a Amigo Filmes. As negociações com eventuais parceiros, da pré-produção à distribuição e divulgação do filme, ficarão a cargo de seu empresário, Dody Sirena.

Procurado pelo UOL para comentar o filme, Roberto Carlos afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não existe ninguém melhor do que ele mesmo para a contar a própria história.