Topo

E se "Deu Onda" fosse heavy metal? Esse guitarrista transforma hits do funk

Cena do game "Guitarreiro" de Calone Monteiro - Reprodução - Reprodução
Game "Guitarreiro" inspirado em "Guitar Hero"
Imagem: Reprodução

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

10/01/2017 13h33

Todos os elementos que compõem o visual headbanger estão lá: as roupas pretas, os cabelos compridos e a guitarra empunhada. Ninguém duvida do amor que o catarinense Calone Monteiro, 28, tem pelo heavy metal. Mas como explicar que os principais sucessos do artista na internet são versões de hits de funk? Só com muito humor.

Show da banda Bonde do Metaleiro, do guitarrista Calone Monteiro - Divulgação - Divulgação
Calone no show do Bonde do Metaleiro
Imagem: Divulgação

Calone transformou o beat envolvente do funk em riffs pesados de metal. Em seu canal no YouTube, que tem 378 mil inscritos e mais de 15 milhões de visualizações, há versões para "Bumbum Granada", "Baile de Favela", "Malandramente" e até o novo "Deu Onda", do MC G15. "Quero acabar com essa imagem sisuda que o metaleiro tem. Aqui a zoeira não tem limites", diz.

Em sua versão para "Deu Onda", por exemplo, um hambúrguer X-tudo é o responsável por lhe "dar onda". Já em "Malandramente", o game "League of Legends" serviu como base para a letra e em "Bumbum Granada", a homenagem foi para o jogo "Counter-Strike".

Segundo Calone, a inspiração para a criação do canal veio do músico e humorista Bruno Sutter, criador das bandas Massacration e Detonator. "O heavy metal já deixou de ser um gênero intocável. Hoje o ritmo está mais aberto e as pessoas entendem as piadas. Boa parte dessa mudança veio depois do Massacration".

Disco autoral e shows

A brincadeira cresceu tanto que Calone lançou no ano passado, com a sua banda Bonde do Metaleiro, o álbum autoral "O Ataque dos Headbanger Virjão" com 13 faixas inéditas. O youtuber também criou um game para celular batizado de "Guitarreiro", no estilo "Guitar Hero", disponível para Android e iOS. 

As músicas do disco, ao contrário do canal no YouTube, são composições originais, a maioria sobre cultura pop e geek. É o caso, por exemplo, de "Foda-se o Sistema (Operacional)", que critica todo o sistema, e neste caso do Windows, da Microsoft. Há ainda letras que falam sobre nudes, haters e até da dificuldade em soletrar o nome do ator Arnold Schwarzenegger.

Embora ainda não tenha tocado em um grande festival de música, Calone também tem feitos shows por todo o Brasil, principalmente em eventos de cultura nerd e geek para um público entre 14 e 21 anos. 

"No disco, eu misturo estilos como black metal, surf music e forró nas composições", diz o guitarrista, fã de bandas como System of a Down, Smash Hit Combo, Papa Roach, Slipknot e Raimundos.

Para este ano, além dos shows, ele vai lançar o segundo disco, batizado de "A Delícia do Sabor Brasileiro" pela gravadora Tellus, também com 13 faixas, sendo 11 inéditas e duas regravações.

"Coloquei esse título porque quase todas as músicas falam sobre comida", conta. O trabalho vai seguir a mesma linha do primeiro, com várias referências aos memes da internet. "O disco vai contar com a participação do ator pornô Jailson Mendes, do bordão 'ai que delícia'", revela. "Achei que combinaria muito com ele".