Topo

Paul McCartney processa a Sony e cobra direitos autorais dos Beatles

8.out.2016 - Paul McCartney fechou o segundo dia do festival Desert Trip, no Empire Polo Field, em Indio, na Califórnia, com hits dos Beatles e dos Wings - Chris Pizzello/Invision/AP
8.out.2016 - Paul McCartney fechou o segundo dia do festival Desert Trip, no Empire Polo Field, em Indio, na Califórnia, com hits dos Beatles e dos Wings
Imagem: Chris Pizzello/Invision/AP

Do UOL, em São Paulo

18/01/2017 21h59

Paul McCartney entrou com um processo contra a gravadora Sony para cobrar os direitos autorais de algumas de suas músicas lançadas com os Beatles. O artista cobra os direitos autorais de canções que ele escreveu em parceria com John Lennon entre setembro de 1962 e junho de 1971.

A ação se baseia na Lei de Direitos Autorais de 1976 dos Estados Unidos, que dá a artistas como Paul McCartney, que transferiu seus direitos autorais para terceiros antes de 1978, o direito de rescindir essas transferências e recuperar seus interesses.

O processo diz que o ex-Beatle tem o direito de rescindir os acordos de direitos autorais 56 anos após a data do original, ou seja, a partir de 2018 já que as primeiras composições datam de 1962.

Mas a briga de Paul McCartney com a Sony não é recente. Já ciente da lei, o músico começou a apresentar notificações para reclamar os seus direitos de autoria desde outubro de 2008.

De acordo com a ação atual, os direitos de Paul entrarão em vigor a partir de 5 de outubro de 2018. Ele agora exige uma declaração da Sony de que os direitos autorais reverterão para ele até lá.

O premiado catálogo dos Beatles - 267 canções escritas em sua maioria por John Lennon e Paul McCartney - entrou em uma longa e sinuosa estrada de incertezas sobre quem é o dono de seus direitos desde a morte de Michael Jackson, em 25 de junho de 2009.

O cantor pop e a Sony Music operavam uma lucrativa joint venture que é dona ou administra os direitos de cerca de 750 mil composições de grandes astros como Bob Dylan, Neil Diamond e estrelas mais recentes como Taylor Swift e Jonas Brothers.

Jackson e a Sony formaram sua "joint venture" em 1995. O cantor contribuía com a ATV Songs, cujas 4.000 músicas incluíam a maioria do catálogo dos Beatles. Uma década antes, o rei do pop tinha comprado a ATV do empresário australiano Robert Holmes, em um processo que ficou notório após Jackson disputar o negócio com o próprio Paul McCartney.

O último álbum de estúdio de Paul McCartney, "New" (2013), saiu pela Universal Music.