Topo

Lenda do soul, Aretha Franklin anuncia aposentadoria dos palcos

A cantora Aretha Franklin se apresenta no show em homenagem a Nelson Mandela  no Radio City Music Hall (18/07/2009) - Reuters
A cantora Aretha Franklin se apresenta no show em homenagem a Nelson Mandela no Radio City Music Hall (18/07/2009) Imagem: Reuters

Do UOL, em São Paulo*

09/02/2017 12h03

Uma das maiores vozes do soul anunciou que vai se aposentar dos palcos. A cantora americana Aretha Franklin deixou os fãs surpresos durante entrevista para uma emissora de TV em Detriot, nos Estados Unidos, e não fez rodeios: “Este será meu último ano... Eu vou gravar, mas este será meu último ano nos palcos”.

Entrar em estúdio para gravar seu 42º (e último) disco da carreira é sua prioridade no momento. Após seu lançamento em setembro, Aretha ainda fará algumas apresentações até o fim deste ano para então se retirar de cena.

A poucos dias de completar 75 anos, Aretha afirmou que decidiu parar com as apresentações para passar mais tempo com seus netos – que ela fez questão de enfatizar que estão prestes a ir para a faculdade.

O anúncio é amargo e doce ao mesmo tempo, reconheceu a cantora, porque a música "é o que fiz toda minha vida", lembrou. "Sinto-me muito, muito enriquecida e satisfeita por onde minha carreira veio e onde ela está agora.”

"Farei algumas coisas seletas", ressaltou a ganhadora de 18 prêmios Grammy e famosa por canções como "Respect", "Chain of Fools", "Baby I Love You", "Spanish Harlem" e "Angel". "Mas eu não vou ir a lugar nenhum e simplesmente sentar e não fazer nada. Isso também não seria bom".

Sobre o que provavelmente será seu último álbum, afirmou estar "eufórica" e que mal pode esperar para entrar no estúdio e gravar o sucessor de "Aretha Franklin Sings the Great Diva Classics", de 2014.

Com produção de Stevie Wonder e repertório inédito, ela promete um álbum "multidirecional": "Não vamos classificá-lo como sendo de apenas um estilo". O novo trabalho será inteiramente gravado em Detroit, onde vive a cantora.

Desde 2010, Aretha tem cancelou uma série de shows após uma operação abdominal, mais tarde justificada pela necessidade de remover um tumor. Nos dois últimos anos, a cantora voltou a ter problemas na agenda por “motivos de saúde”.

* Com informações da EFE