Topo

Clássicos de Prince enfim caem na web; saiba por onde começar a ouvir

Do UOL, em São Paulo

13/02/2017 18h35

Não faltou —nem entre os leitores do UOL— quem se indagasse sobre quem seria esse tal de cantor Prince, que morreu subitamente no último mês de abril nos Estados Unidos, tomando conta de manchetes internacionais.

Um dos gigantes da música pop dos anos 1980 ao lado de Michael Jackson e Madonna, homenageado no último Grammy, Prince há anos mantinha distância dos holofotes, em parte por sua personalidade, sempre forte, e por uma relação difícil com a indústria da música.

 

Insatisfeito com a remuneração que recebia dos sites de streaming, ele ordenou, em 2015, a retirada de toda a sua obra da web, deixando-o apenas no Tidal, do rapper Jay Z. Esse “crime” foi consertado apenas neste fim de semana, com o retorno dos álbuns lançados na gravadora Warner Bros, onde estão seus grandes clássicos.

A decisão é dos herdeiros de Prince, que aproveitam o crescente interesse despertado após morte do artista, que sofreu uma overdose acidental do analgésico opiáceo quando estava em sua casa em Mineápolis, nos Estados Unidos, deixando uma legião de fãs e admiradores.

Quer conhecer o legado de Prince e não sabe por onde começar? O UOL dá uma ajudinha selecionando os cinco discos essenciais do artista.

“Prince” (1978)

Gravado e lançado quando Prince tinha apenas 19 anos, seu primeiro álbum de estúdio é uma mistura de rhythm and blues, funk, disco, pop e rock. Com maturidade musical de veterano, ele toca todos os instrumentos, em espécie de compêndio do que mais relevante a música negra produziu na década de 1970. Destaques: o batidão "Soft and Wet” e a balada jazzística “Just as Long as We’re Together”.

“Dirty Mind” (1980)

O terceiro álbum de estúdio de Prince consolidou o estilo que o acompanharia em seus anos mais criativos: balanço black com doses generosas de teclados e new wave. Se não foi um arrombo comercial, "Dirty Mind" foi o primeiro trabalho do cantor a conquistar a crítica. Até hoje, músicas como “Uptown”, “Dirty Mind” e “Do It All Night” são antídoto certo para qualquer festa xexelenta.

“1999” (1982)

No ano em que Michael Jackson soltou seu “Thriller”, Prince mudou os rumos da carreira com “1999”, alçando voo rumo ao estrelato. Para muitos, este álbum representa seu auge artístico, além do início da parceria com a banda Revolution. “Little Red Covertte”, “Delirious” e a faixa-título viraram clássicos de seu repertório e do anos 1980.

“Purple Rain” (1984)

Considerado um dos melhores álbuns da música pop, “Purple Rain” fez mais do que entregar a faixa homônima, marca registrada de Prince. Ele revelou a a faceta cinematográfica do artista, que estrelou o próprio filme baseado no disco, na verdade uma trilha sonora. A música traz Prince na melhor forma com "I Would Die 4 U", "When Doves Cry" e várias outras. Vendeu mais de 20 milhões de cópias.

“Batman” (1989)



Terceiro disco de Prince a chegar no topo da parada americana, a trilha sonora do filme de Tim Burton é uma espécie de guinada soturna e retrofuturista da carreira de Prince. Na época do disco, que foi lançado como uma exigência contratual, o cantor passou a adotar um visual mais sóbrio, com roupas em tons mais escuros. O som também é mais soturno, mas sem abdicar do suingue. Cada faixa é associada a um dos personagens do filme.