Topo

Falta terapia? Produtores acham que Adele desafinou porque a emoção venceu

Adele faz homenagem a George Michael no Grammy Awards 2017, em Los Angeles - Getty Images
Adele faz homenagem a George Michael no Grammy Awards 2017, em Los Angeles
Imagem: Getty Images

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

13/02/2017 15h30

Adele, a maior vencedora do Grammy deste ano, com cinco troféus, parece não ter sorte em suas apresentações ao vivo em cerimônias de premiações. No ano passado, por causa de um problema técnico, ela desafinou. Neste ano, o nervosismo foi o culpado e ela pediu para repetir a interpretação de "Fastlove", em homenagem a George Michael.

Para entender o que aconteceu com a cantora, a reportagem do UOL conversou com os produtores musicais João Marcelo Bôscoli, Rick Bonadio e Carlos Eduardo Miranda. A principal explicação ouvida deles é a de que Adele, por ser "muito emotiva", deixou o sentimento transparecer, prejudicando a sua performance final.

João Marcelo Bôscoli conversou com o UOL de Atlanta, nos Estados Unidos, de onde comentou a transmissão do Grammy para o canal por assinatura TNT. No local, o produtor teve acesso a todas as câmeras e pode observar em detalhes o que aconteceu com a cantora.

"Não é comum uma artista como a Adele errar. Mas não chega a ser extraordinário. Acontece vez ou outra. Certa vez, Elis Regina [mãe de Marcelo] recebeu Ângela Maria --ídolo dela-- em seu programa e quase não conseguiu cantar. Acontece", lembrou.

Para o produtor, uma das soluções para o problema é praticar cada vez mais, além de fazer análise. "O que eu percebi aqui nos bastidores do Grammy, é que ela é uma pessoa muito emotiva, entregue aos sentimentos enquanto canta. Algo belíssimo", elogiou Bôscoli. "Vale lembrar que o erro dela no ano passado ocorreu porque o microfone caiu nas cordas do piano atrapalhando a sua referência harmônica", completou.

A postura da cantora em parar, pedir desculpas e começar de novo também foi elogiada. "Achei digno ela parar e pedir desculpas. Humaniza o processo, ainda mais nos dias de hoje, onde máquinas completam a falta de talento de alguns profissionais. Viva a humanidade!".

O produtor musical Rick Bonadio tem opiniões semelhantes às de João Marcelo. "Não é normal uma artista experiente como a Adele ficar nervosa a ponto de errar ou desafinar", afirmou. "Mas no caso da Adele, fica claro que se trata de uma artista emotiva. Isso ajuda em suas interpretações e com certeza foi a característica que a fez ser o sucesso que é", completou.

Para Bonadio, todo artista fica um pouco nervoso quando sobe ao palco. "É um sentimento necessário à boa apresentação", disse. "A técnica ajuda nesses momentos, tanto que na primeira apresentação, em 'Hello', ela foi impecável cantando sozinha. A regra é: quanto mais técnica, menos chances de o nervosismo atrapalhar ao vivo. Mas existem momentos especialmente diferentes".

Trambiqueira?

O produtor Miranda foi além. Para ele, o erro de Adele foi um trambique. "Acho que ela faz tudo pela cena. Ela roubou a cena no Grammy em uma noite que deveria ser da Beyoncé. E bater a Beyoncé é difícil", afirmou.

Miranda também acredita que a emoção verdadeira faz um artista desafinar. "Demonstrar emoção é um bom negócio. E o cantor usa seus truques, sim. No Brasil, muita gente é desafinado, conto nos dedos os cantores que são verdadeiramente afinados. Um exemplo de perfeição e afinação é o Xororó", apontou.

O produtor concorda com João Marcelo Bôscoli que um artista que fica muito nervoso deve sim procurar ajuda de um analista. "A ajuda profissional salva a carreira de muita gente. Eu já indiquei para vários músicos esse tipo de tratamento. Se não, o produtor acaba virando o melhor amigo, confidente, pai, conselheiro, analista. O melhor é procurar ajuda profissional".

Já o produtor Marco Camargo afirmou que não é normal uma artista como a Adele errar. "O que faz uma estrela é a distância do artista normal. Esse sim pode errar com mais frequência", analisou. "Apesar de famoso, a Adele é humana e pode errar. Mas artistas erram no palco menos que os outros", apontou. Para Marco, a solução é ensaiar mais e nunca se acomodar. "Acho que pelo profissionalismo dela, é provável que ela sofra uma pressão pela perfeição. Ninguém vai tirar o mérito de artista espetacular que ela é, mas ninguém é unânime".