Topo

"O samba está de luto", diz Alcione após morte de Guineto; veja repercussão

Do UOL, em São Paulo

05/05/2017 14h43

Poucos minutos após o anúncio da morte de Almir Guineto, músicos e parceiros de carreira começaram a prestar suas homenagens ao sambista, que morreu no Rio de Janeiro nesta sexta-feira (5), aos 70 anos, em decorrência de problemas renais crônicos e diabetes.

O pagodeiro Salgadinho foi um dos primeiros a demonstrar seu luto nas redes sociais. O ex-líder do grupo  Katinguelê chegou a fazer uma série de apresentações com Almir Guineto em 2015, em São Paulo e compartilhou um desses momentos com uma mensagem ao amigo. 

Já o cantor Alexandre Pires, que faz show hoje em São Paulo no Espaço das Américas, postou a letra da música "Cenário" e uma foto do sambista para homenageá-lo. "Descanse em paz, Almir", escreveu.

Alcione, que gravou "Chantagem" com Almir Guineto, publicou uma foto ao lado do sambista e uma mensagem: "Gravei tantas coisas bonitas de Almir Guineto que deram força à minha carreira, sempre foi um compositor com um certo diferencial melódico e querido. O samba está de luto. Descanse em paz, Almir."

"Que Deus receba nos seus braços nosso professor, mestre e amigo Almir Guineto. A história da música popular brasileira agradece por sua vida", escreveu Belo, ex-líder do grupo Soweto.

Ivo Meirelles usou uma das canções de Almir, "Insensato Destino", para lamentar a morte.

 

INSENSATO DESTINO! Descanse em paz, Almir! #almirguinetoeterno #almirguineto

Uma publicação compartilhada por Ivo Meirelles (@ivomeirelles)

em

"É com pesar muito grande que me despeço de um dos nossos mestres. Formador de muitas gerações do gênero que canto, amo, vivo, faço parte que é o samba. Hoje o samba chora, mas cantará pra sempre a sua alegria. Seu legado é eterno. Valeu ter lhe conhecido. Valeu por viver também o seu tempo. Valeu por tudo", escreveu Bruno Cardoso, vocalista do grupo Sorriso Maroto.

"Muito triste perdemos um ídolo,um poeta, um amigo. Descanse em paz, Almir Guineto, graças a Deus tivemos o prazer de te conhecer", diz a página do Grupo Revelação, que já teve Almirzinho, filho do sambista, como vocalista.

Músicos de outros gêneros também prestaram suas homenagens. "O céu está em festa, você chegou, essa noite o samba por aí terá muito mais qualidade", escreveu o rapper Dexter.