Topo

Gregg Allman, da Allman Brothers Band, morre aos 69 anos

Gregg Allman foi um dos fundadores da Allman Brothers Band - Larry Busacca/Getty Images
Gregg Allman foi um dos fundadores da Allman Brothers Band Imagem: Larry Busacca/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

27/05/2017 17h19Atualizada em 27/05/2017 19h10

O músico, cantor e compositor Gregg Allman, da Allman Brothers Band, morreu neste sábado (27), em decorrência de complicações de um câncer no fígado. Ele tinha 69 anos, e a notícia de sua morte comoveu o mundo da música

À revista "Variety", seu empresário e amigo de longa data, Michael Lehman, afirmou que o câncer de Allman retornou há cinco anos, mas o músico optou por não revelar a notícia ao público. Ele chegou a cancelar vários shows em 2016 por conta de problemas de saúde. Em abril, surgiram rumores de que ele teria sido hospitalizado, o que foi negado pelo empresário. 

Antes de morrer, Allman completou um álbum solo, "Southern Blood", que deve ser lançado ainda este ano. Segundo Lehman, o músico recebeu a versão final de algumas faixas para o álbum na última sexta-feira, e as escutou antes de morrer. 

A morte de Allman foi anunciada pela página oficial do músico no Facebook. “É com grande pesar que anunciamos que Gregg Allman, membro fundador da Allman Brothers Band, morreu em paz em sua casa em Savannah, Georgia”, diz a publicação, afirmando que “Gregg lutou com muitos problemas de saúde nos últimos anos”. 

Segundo a declaração oficial, enquanto lidava com a saúde fragilizada, Allman “considerava que estar na estrada tocando música com seus irmãos e sua banda solo, para os seus amados fãs, era um remédio essencial para sua alma. Tocar música o animava e o fez seguir em frente durante tempos difíceis”.

O comunicado ainda traz uma declaração de Michael Lehman: “Eu perdi um amigo querido e o mundo perder um pioneiro brilhante da música. Ele era uma lama gentil e amável, com a melhor risada que já ouvi. Seu amor pela família e seus colegas de banda era tão forte quanto o amor que sentia por seus fãs extraordinários. Gregg era um parceiro incrível e um amigo ainda melhor. Nós todos vamos sentir saudades”. 

O músico deixa a mulher, Shannon, os filhos Devon, Elijah Blue, Delilah Island Kurtom e Layla Brookly, e três netos. 

Trajetória

Nascido em 8 de dezembro de 1947 em Nashville (EUA), Gregory LeNoir Allman formou em 1969 a Allman Brothers Band, ao lado do irmão mais velho, Duane. O grupo se tornou o pioneiro do rock sulista americano com sua mistura de rock, blues e country.

Gregg era o vocalista principal da banda, além de tecladista e compositor. Ele foi o autor de hits como "Whipping Post", "It's Not My Cross to Bear", "Midnight Rider", "Ain't Wastin' Time No More" e "Melissa".

Em 1971, o grupo lançou seu álbum mais importante, o ao vivo “At Fillmore East”, gravado em Nova York. Poucas semanas depois, Duane morreu, vítima de um acidente de motocicleta, e Gregg assumiu a liderança do grupo, que teve uma trajetória atribulada.

Ao longo das quatro décadas seguintes, o músico viria a ficar em evidência na mídia por conta de disputas com os colegas de banda, seus problemas com dependência química e pelo casamento com a cantora Cher. A união, acompanhada de perto pelos paparazzi, durou de 1975 a 1978 e resultou em um filho, Elijah Blue, e um álbum colaborativo, intitulado “Two the Hard Way”.

Gregg era o vocalista principal da banda, além de tecladista e compositor. Ele foi o autor de hits como "Whipping Post", "It's Not My Cross to Bear", "Midnight Rider", "Ain't Wastin' Time No More" e "Melissa?.

Allman entrou para o Hall da Fama do Rock em 1995 e foi homenageado com um Grammy por sua trajetória em 2012. 

*Com informações da agência Reuters