Topo

Bossa nova em inglês: Anitta lança single e confirma mais sete parcerias

Anitta posa para fotos durante coletiva de imprensa do projeto "Xeque-Mate" - Manuela Scarpa/Brazil News
Anitta posa para fotos durante coletiva de imprensa do projeto "Xeque-Mate" Imagem: Manuela Scarpa/Brazil News

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

03/09/2017 11h08

A cantora Anitta lançou neste domingo (3) o primeiro single em inglês de sua carreira, "Will I See You", parceria com o produtor Poo Bear, responsável por sucessos como "Where Are Ü Now" e "What Do You Mean" de Justin Bieber.

A ação é a primeira do projeto "CheckMate" - em que Anitta lançará uma música e um clipe por mês - e conta com uma maratona de lançamento que terá a presença da cantora em pelo menos quatro cidades brasileiras.

A estratégia - que começou no sábado com peças de xadrez espalhadas pelo Brasil - é uma parceria com a C&A, que assina a produção de moda de seus clipes. A ação de lançamento do clipe começou em São Paulo e seguirá com visitas surpresas da cantora por lojas da rede em todo o Brasil.

Em conversa com jornalistas na primeira parada da maratona, Anitta também confirmou que tem mais sete parcerias já fechadas e músicas planejadas até o final do ano que vem. Nem todas, porém, fazem parte do "CheckMate". Entre os parceiros confirmados, o colombiano J Balvin e o cantor Micael, primeiro artista empresariado por ela.

Bossa pop?

"Will I See You" surgiu durante uma sessão em estúdio no Brasil com Poo Bear e a equipe da Shots, empresa que cuida da carreira internacional da cantora. Anitta admite que a música passou na frente de "Vai, Malandra", funk que ela já gravou o clipe no Morro do Vidigal, no Rio de Janeiro. "Por isso as peças estão trocadas na divulgação do "CheckMate", explicou.

"Quando ele me mostrou a música fiquei encantada com a sonoridade que me lembrou muito bossa nova. Acontece que o Poo nem sabia o que era bossa nova. Mostrei tudo para ele e resolvemos gravar logo. O processo todo do clipe levou dez dias, gravamos em uma casa em São Paulo", conta Anitta, que idealizou toda a estética do vídeo e convidou o diretor Manuel Nogueira para embarcar com ela.

A música, toda cantada em inglês, foi escrita pelo produtor norte-americano e fala sobre amor, inseguranças e intimidades vividas em uma relação. Já o clipe traz uma estética bastante diferente de todos os outros já lançados por Anitta, seguindo a linha da canção.

Anitta conversa com jornalista sobre o clipe de "Will I See You" e o projeto "Check Mate" - Manuela Scarpa/Brazil News - Manuela Scarpa/Brazil News
Anitta conversa com jornalista sobre o clipe de "Will I See You" e o projeto "Check Mate"
Imagem: Manuela Scarpa/Brazil News

"É uma bossa nova cantada em inglês. Todo mundo que mostrei a música comentou isso. É muito diferente do que já fiz, não é música de balada. É muito mais cantada, de uma maneira que as pessoas sempre pedem para eu fazer. Achei que era a hora certa de mostrar isso."

Para seguir a linha da canção, a ideia é tocar a faixa em rádios mais adultas. Assim como falou no lançamento do single em espanhol "Paradinha", Anitta diz que não espera que a música seja um estouro internacional. "É algo para me apresentar. E não é absurdo lançar também aqui no Brasil porque já somos um país que consome música em inglês. Tentei fazer da maneira mais Brasil possível, sempre tento dar uma brasilidade", explica a cantora.

Clipe com roupas de R$ 39,90

A ideia de rodar o Brasil para divulgar o clipe e a música de "Will I See You" surgiu há quatro dias. "Eu queria muito fazer mistério. Foi tudo pensado por mim. Eu deixei todo mundo de cabelo em pé. Minha equipe e a da C&A. O lançamento é que faz a galera se engajar. Eu gosto de ver o que está acontecendo. Não quero jogar um clipe na internet e ficar em casa dormindo."

As roupas usadas por Anitta no clipe, com pegada sensual e minimalista, fazem parte da coleção da loja e chegam às araras com uma tag identificando cada peça. O top de renda usado pela cantora, por exemplo, é vendido a R$ 39,90.

Anitta também garante que as próximas músicas do projeto "CheckMate" serão bem diferentes de "Will I See You". Sem revelar quantas jogadas serão até o xeque-mate, a cantora adianta que tudo foi pensado para uma música não competir com a outra.