Topo

Quem é Poo Bear, o produtor de Justin Bieber que agora trabalha com Anitta

Poo Bear posa com Anitta em gravação de videoclipe - Divulgação
Poo Bear posa com Anitta em gravação de videoclipe Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

05/09/2017 17h52

Lançada neste domingo (3), a música "Will I See You", de Anitta, mostrou ao público brasileiro a figura de Poo Bear (nome artístico de Jason Boyd), compositor, produtor e um dos grandes responsáveis pela atual fase dourada de Justin Bieber.

A faixa é a primeira música do novo projeto de Anitta, "Check Mate", em que a cantora promete soltar uma nova música a cada 30 dias. Mas o que significa exatamente a parceria de Anitta com Bear?

Primeiro: ela está ligada no que acontece na música pop e quer pegar carona no que há de mais bem produzido para conseguir estourar no mundo, sua atual obsessão. "Paradinha", em espanhol, e "Sua Cara", com Major Lazer, eram apenas um começo de conversa.

Segundo: a parceria mostra que aproximação da brasileira com Justin Bieber é real e, pelo andar da carruagem, pode, sim, render frutos em breve. Em março, o produtor Maejor Ali, que também trabalha com o cantor, já havia revelado que pretende lançar uma música com a brasileira.

Atualmente, Anitta está preparando um álbum com letras em inglês, com as presenças confirmadas dos DJs Marshmello e Alesso, além do próprio Poo Bear. Nunca um artista pop brasileiro chegou tão bem estruturado para se lançar internacionalmente.

Em julho, ela há havia divulgado que seu acerto com o Shots Studios, escritório americano que vai gerenciar sua carreira no exterior e que trabalha com influenciadores digitais como Lele Pons e Rudy Mancuso.

Justin Bieber é um dos sócios da empresa, ao lado dos empresários Sam Shahidi e John Shahidi, que acompanhou o cantor em sua última turnê pelo Brasil, em março.

Quem é Poo Bear?

Ao lado do cantor canadense, ele compôs faixas como "Where Are Ü Now", "What Do You Mean?", "PYD", "Hold Tight" e "All That Matters". Em 16 anos de carreira, ele também já trabalhou com Fifth Harmony, Skrillex, David Guetta, Usher e Chris Brown, entre outros.

Nascido em Connecticut, em 1979, Boyd se mudou com a mãe para Atlanta quando tinha 9 anos, após um tornado destruir a casa da família. O interesse pelos beats da black music veio cedo.

Seu primeiro sucesso comercial como produtor do grupo aconteceu com o grupo de R&B 112, para o qual compôs faixas como “Dance With Me” e “Peaches & Cream”, indicada ao Grammy em 2002.

Anitta no escritório da Shot Studios, em Los Angeles - Calvin Williams/Reprodução/Billboard - Calvin Williams/Reprodução/Billboard
Anitta com Poo Bear no escritório da Shot Studios, em Los Angeles
Imagem: Calvin Williams/Reprodução/Billboard

A reputação de produtor de primeira começou com “Caught Up”, do cantor Usher, que entrou para as mais tocadas dos EUA. O disco que contém a faixa, “Confessions”, é considerado um dos melhores lançados na década passada.

Depois de trabalhar com nomes como Big Boi, Ameriie, Ludacris, Bear conheceu Justin Bieber em 2013, por intermédio do rapper Lil Twist. O entrosamento e os interesses musicais comuns fizeram do produtor uma figura importante na nova fase do canadense, que desde então aposta em uma estética mais "adulta", séria e próxima do R&B.

Poo Bear coescreveu a maioria das músicas da coletânea “Journals” (2013) e do álbum “Purpose” (2015). Ele é um dos reponsáveis pelo hit “Where Are Ü Now”, parceria de Bieber com o duo Jack Ü (Skrillex e Diplo) que chegou ao primeiro lugar da parada americana.