Topo

Ex-vocalista acusa fundador da dupla indie Crystal Castles de estupro

Alice Glass se apresenta com o Crystal Castles no festival Lollapalooza 2013, em Chicago (EUA) - Steve Mitchell/AP
Alice Glass se apresenta com o Crystal Castles no festival Lollapalooza 2013, em Chicago (EUA) Imagem: Steve Mitchell/AP

Do UOL, em São Paulo

24/10/2017 19h03

Na esteira das denúncias de abuso sexual em Hollywood, um novo relato abalou a cena da música indie. Ex-vocalista do Crystal Castles, a cantora Alice Glass acusou o fundador do duo de estupro. “Ele me forçou a fazer sexo com ele ou, como ele disse, eu não seria mais permitida na banda”, afirmou em longa carta divulgada em seu site.

Alice esteve à frente durante as quatro passagens da dupla pelo Brasil (a última foi no Lollapalooza em 2013) e deixou o projeto em 2014, em meio a troca de acusações com Ethan Kath, pseudônimo do músico Claudio Palmieri. Agora ela relata anos de abuso por parte do remanescente: "A primeira vez que ele se aproveitou de mim eu tinha cerca de 15 anos”.

O relato é bastante gráfico sobre os abusos. Ela conta que o músico deu drogas e álcool para que ela fizesse sexo com ele em uma casa abandonada, e a ameaçou jogá-la de uma escada.

“Ele controlou tudo o que fiz. Eu não tinha permissão para ter meu próprio telefone, meu próprio cartão de crédito, ele decidiu quem eram meus amigos, lia meus e-mails privados, restringia meu acesso às mídias sociais e regulava tudo o que comia”, disse. “Fui uma suicida em potencial por anos”.

E continua: “Deixar Crystal Castle foi a decisão mais difícil que eu já tomei, essa banda era tudo para mim. Minha música, minhas apresentações e meus fãs eram tudo o que eu tinha no mundo. Eu desisti e comecei de novo não porque eu quisesse, mas porque eu tinha que fazer isso. Por mais difícil que fosse, eu sabia que sair era uma das melhores decisões que já fiz. Levou anos para que eu me recuperasse por suportar quase uma década de abuso, manipulação e controle psicológico. Ainda estou me recuperando."

Ethan, que está em turnê com a nova vocalista Edith Frances, não se pronunciou sobre a acusação.