Topo

Com Bon Jovi e Dire Straits, Hall da Fama do rock anuncia novos integrantes

Bon Jovi faz gracinha na apresentação para o público de São Paulo em setembro - Mariana Pekin/UOL
Bon Jovi faz gracinha na apresentação para o público de São Paulo em setembro Imagem: Mariana Pekin/UOL

Do UOL, em São Paulo

13/12/2017 10h21

O Rock & Roll Hall of Fame oficializou nesta quarta-feira os novos artistas e bandas que passarão a integrar sua lista de homenageados. Na cerimônia marcada para abril de 2018, entrarão para o Hall da Fama do rock Bon Jovi, Dire Straits, The Moody Blues, Nina Simone e The Cars.

Além destes cinco escolhidos pelo público e pelo painel do Rock & Roll of Fame, Sister Rosetta Tharpe será homenageada.

Com isso, bandas como Radiohead, Rage Against the Machine e Judas Priest ficaram fora. Foram 19 bandas disputando uma vaga na "classe" deste ano. Além das já citadas, concorreram: Kate Bush, Depeche Mode, Eurythmics, J. Geils Band, LL Cool J, The MC5, The Meters, Rufus featuring Chaka Khan, Link Wray e The Zombies.

"Ei pessoal! Queria dizer oi e desejar boas festas. E, aliás, obrigado por nos indicarem ao Rock & Roll of Fame, foi um longo tempo esperando, mas chegou! Nos vemos em Cleveland. Obrigado pelas memórias e as histórias que seguimos escrevendo juntos", afirmou Bon Jovi, que venceu a votação popular, que ajudou na eleição deste ano.

A cerimônia oficial acontecerá no dia 14 de abril de 2018, em Cleveland (EUA), e já deixa uma questão para os fãs de Bon Jovi: será que o guitarrista Richie Sambora, por décadas "braço direito" do vocalista mas hoje afastado do grupo, vai se reunir aos ex-companheiros?

Os vencedores

Uma das bandas clássicas do hard rock, Bon Jovi se mantém em alta desde os anos 1980 e já vendeu mais de 130 milhões de álbuns. Apesar de ter suavizado seu som, a banda segue enchendo casas e arenas em suas turnês, a mais recente promovendo o álbum "This House Is Not for Sale".

Segundo mais votado na enquete do RRHF, o Moody Blues é uma banda inglesa criada em 1964 e que venceu mais de 70 milhões de discos. Eles estão entre os pioneiros em misturar rock e música clássica, ajudando a desenvolver o rock progressivo.

O Dire Straits é a quinta banda com mais semanas à frente das paradas inglesas, fruto de seus hinos como "Sultans of Swing", "Tunnel of Love" e tantos outros, criados por Mark Knopfler e companhia. 

Nina Simone, morta aos 70 anos em 2003, é uma das maiores cantoras e compositoras dos Estados Unidos. A artista foi uma grande ativista dos direitos civis dos negros americanos e seu trabalho foi muito influenciado por essa luta. Recentemente, ela ganhou um documentário na Netflix, "What Happened, Miss Simone?" em que analisava como o ativismo moldou a sua obra.

Surgida nos anos 70, a banda The Cars foi uma das grandes representantes do movimento new wave. Formada em Boston, suas composições usaram muito de sintetizadores e suas principais faixas foram "Just What I Needed", "Drive", "All Mixed Up" e "Let's Go". O grupo se separou no final do anos 80. No ano 2000, o baixista Benjamin Orr morreu de câncer no pâncreas. Os membros remanescentes se reuniram em 2010 para lançar um novo disco e fizeram uma pequena turnê.