Topo

Led Zeppelin, é você? Banda com trio de irmãos vira "salvação" do rock

O Greta Van Fleet vem alçando voos altos, tendo Josh o vocalista (de cabelos curtos) como chamariz - Reprodução/Instagram
O Greta Van Fleet vem alçando voos altos, tendo Josh o vocalista (de cabelos curtos) como chamariz Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

03/01/2018 09h37

Os ex-integrantes do Led Zeppelin já deixaram claro que não têm intenção de novos projetos para a banda, mas, para os órfãos do grupo, um quarteto mostrou que é possível acreditar na “ressurreição” de Robert Plant e companhia - musicalmente falando, é claro. Com cara de adolescentes, mas som adulto, o Greta Van Fleet deixou os fãs de classic rock com os queixos caídos com o lançamento de dois EPs e o convite para integrar o maior festival do momento, o Coachella, em 2018.

A banda norte-americana tem a curiosidade de ter três irmãos, de sobrenome Kiszka, na formação: o vocalista Josh e o guitarrista Jacob - gêmeos de 21 anos e o baixista Sam; Danny Wagner é o baterista.

O vocalista Josh Kiszka se sobressai com um rosto que lembra Roger Daltrey, do The Who, mas uma voz totalmente calcada em Robert Plant. A sonoridade da banda não foge da comparação, com guitarras viajantes à la Jimmy Page, como se vê nos EPs "Black Smoke Rising", lançado em abril, e "From the Fires", que saiu em novembro.

Os resultados positivos são visíveis nos números. Com “From the Fires”, o quarteto foi líder nos charts de hard rock e quarto colocado no de rock em geral. No Spotify, já são cerca de 850 mil ouvintes mensais e o clipe da banda para “Highway Tune” está chegando a 7 milhões de visualizações no Youtube, lotado de comentários de fãs dizendo que os garotos chegaram para “salvar o rock”.

Banda Greta Van Fleet - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

É claro que a comparação com o Led Zeppelin pode pesar, afinal, um mero plágio pode fazer o sucesso dos jovens algo passageiro. “Nós aceitamos a comparação”, disse Josh, ao Cleveland.com. “A gente não esperava essa atenção imediata. Continua sendo um momento de “uau!” pra nós. Nem foi algo intencional”. Jake completou: “Queremos apenas concentrar essa energia, mostrar nossas influências e que as pessoas curtam nossas músicas.”

Em tempo, o nome Greta Van Fleet foi inspirado por uma senhora da cidade deles, Frankenmuth, no Michigan (EUA), só porque soava bem. Ela se chama Gretna, na verdade, mas teve o nome modificado para ficar mais simples. “Ela às vezes recebe ligações perguntando se vai ter show da banda (risos). Mas já nos deu sua benção”, contou Josh, à Billboard.com.