Topo

Aumenta o som: Quem promete causar na música em 2018

Luan Santana em carreira internacional, a volta da Beyoncé e Mateus Carrilho fazendo rebolar - Divulgação
Luan Santana em carreira internacional, a volta da Beyoncé e Mateus Carrilho fazendo rebolar Imagem: Divulgação

Tiago Dias

Do UOL, em São Paulo

05/01/2018 04h00

Prepare seus ouvidos para 2018. Tem brasileiro que vai investir forte na carreira internacional (e não é a Anitta), promessa de novo disco de Racionais a Beyoncé, novos nomes no pop e no sertanejo e... mais um ano de Pabllo Vittar. A julgar pelas promessas, o ano reserva novos sons e boas surpresas:

Pabllo ViIttar

Pabllo Vittar - Bruno Santos/ Folhapress - Bruno Santos/ Folhapress
Imagem: Bruno Santos/ Folhapress

Você achou que a onda Pabllo Vittar era apenas uma marolinha? É bom ficar esperto para não tomar um caldo. O ano da nossa drag queen favorita começa exatamente nesta sexta-feira (5) com o lançamento de “Paraíso”, seu novo feat. com Lucas Lucco, candidato a hit do verão. E não para por aí. Vem clipe de “Então Vai”, com direito a beijão no produtor Diplo, do Major Lazer, e o segundo disco, mais uma vez com o duo Brabo na produção e parceria com nomes internacionais.

+ Aretuza  Lovi: O boom de Pabllo trouxe ainda mais holofote para outras talentosas drags. Além do clipe de “Joga Bunda”, com participação de Gloria Groove e da própria Pabllo, com lançamento para este mês, Aretuza também lança um disco pela Sony Music, “Mercadinho”.



 

Mateus Carrilho

Mateus Carrilho - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Com o sucesso de " Corpo Sensual", ao lado de Pabllo, Mateus passou a colocar a cara ainda mais no sol. Com a Banda UÓ em pausa, ele entra em estúdio ainda esse mês para gravar o primeiro disco solo. É um trabalho pop, feito para dançar, mas sem deixar de beber na fonte dos ritmos regionais -- algo que já estava no DNA do seu grupo e que foi o ingrediente essencial que alçou Pabllo à fama nacional. Com canções próprias e de autoria de Pablo Bispo (o cara que escreveu ‘K.O’ e ‘Essa Mina é Louca’, de Anitta), o disco também terá produção dos meninos do Brabo.

Mais lançamentos:

"Dona de Mim", Iza: Cantora de vozeirão e coreografias irresistíveis, Iza surfa no sucesso do hit “Pesadão” para lançar o primeiro álbum

"Ambulante", Karol Conka: Prometido para 2017, seu terceiro disco deve finalmente sair este ano cheio de tiro, porrada e bomba

Beyoncé

beyonce - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
 

Seu grande trabalho no ano que passou foi lançar os gêmeos mais falados do mundo. Mas este ano promete ser diferente. Como foi com seus últimos discos, “Beyoncé” (2013) e “Lemonade” (2016), um trabalho novo certamente vai chegar de surpresa – e tem quem aposte que pode ser um disco conjunto com o marido Jay- Z. O pontapé pode ser dado em breve. Ela volta aos palcos de vez em abril, como headliner do festival californiano Coachella.

Madonna: A maior ícone pop que você respeita completa 60 anos e já mandou avisar: “2018 estou de volta”. Ela mesma comentou que está prestes a voltar ao estúdio, mas também pode apenas lançar uma turnê especial para celebrar a nova idade. 

Justin Timberlake: "Filthy", primeiro single do novo disco, “Manofthe Woods”, já está entre nós. Os fãs estão temerosos com uma possível guinada para o folk e o country, mas Justin ainda promete te fazer dançar com um espetáculo dos mais pirotécnicos (e cheio de hits) no intervalo do SuperBowl, em 4 de fevereiro.

Camila Cabello: A cantora tem trilhado um caminho consistente no pop desde quando saiu do Fifth Harmony em 2016. Ela tem carisma, boas baladas, parcerias espertas, ótima voz e foi uma das artistas mais ouvidas de 2017. Se prepare: o burburinho em torno de seu nome só tende a crescer com a chegada de “Camila”, seu disco solo, em 12 de janeiro.


 

Anitta

No palco, Anitta rebolou e dedicou seu show aos fãs do subúrbio, de onde ela surgiu - Roberto Filho/Brazil News - Roberto Filho/Brazil News
Imagem: Roberto Filho/Brazil News

O ambicioso projeto “Check Mate” em 2017 foi só um aperitivo para aguçar a curiosidade em torno de seu nome em outros países. Anitta vai sim lançar mais uma sequência de singles e clipes, com foco cada vez maior no mercado internacional, mas só depois do Carnaval. A primeira, “Machika”, mais uma parceria com J. Balvin, já está pronta, com clipe gravado em Medellín, na Colômbia, e tudo indica que fará referência à próxima Copa do Mundo. O valor agregado de sua imagem deixa tudo bem sedutor. Ela está entre os 10 artistas que mais bombam nas redes sociais, segundo a Billboard, e vai ser difícil o mercado internacional ignorar isso.

Quem mais vai fazer rebolar:

Ludmilla: Nova música, “Solta a Batida”, chega ainda esse mês, pouco antes dos shows na Suíça, Itália, Portugal e Alemanha. Em abril, ela grava seu primeiro DVD.

Gaab: Filho do ex-vocalista do grupo Os Travessos, Rodriguinho, o funkeiro não deixa o batidão de lado, mas explora bem elementos do R&B americano em seu som. Entrou como uma revelação do funk na lista de apostas do Google, que o identificou através de acessos e visualizações que o garoto soma em sua canal.


Luan Santana

Luan Santana faz pocket show em avião - Francisco Cepeda/Ag News - Francisco Cepeda/Ag News
Imagem: Francisco Cepeda/Ag News

Dono do hit mais ouvido nas rádios em 2017, “Acordando o Prédio”, o cantor agora quer tumultuar outra vizinhança. Com o pé cada vez mais forte na música latina, ele vai gravar em espanhol com a boy band CNCO e não tem escondido seu desejo de se lançar em mercado internacional, tendo estreitado laços com compositores e produtores de fora. “Check In”, seu último single, já indica um flerte mais forte com o reggaeton. Além disso, Luan tem uma série de shows marcados para fevereiro na Europa.

Fique de olho:

A dupla Luiza e Maurílio, do Maranhão, tem bombado no YouTube com as músicas "Tô Bem" e "Pra Que Isso?" (são 6 e 10 milhões de visualizações, respectivamente). Em novembro foi a vez do novo single "Deixa a Menina", com participação de luxo de Maiara e Maraísa.

Gilberto Gil

28.dez.2017 - O veterano Gilberto Gil também se apresentou na primeira noite do Festival de Verão de Salvador. "Estou representando a velha guarda, e é muito importante nesse momento de mudança, de virada de ano", declarou o cantor e compositor - Marcelo Gandra/Futura Press/Estadão Conteúdo - Marcelo Gandra/Futura Press/Estadão Conteúdo
Imagem: Marcelo Gandra/Futura Press/Estadão Conteúdo

No ano passado, Gil praticamente renasceu nos palcos. Após um grave problema de saúde, um dos maiores tesouros da nossa cultura voltou com todo gás e energia, cheio de projetos. Este é o ano de colher os frutos. Além da gravação do show comemorativo do disco “Refavela” (1977), Gil lança o primeiro disco de inéditas desde “Fé na Festa” (2010), um pequeno relicário de canções recentes feito sobre (e após) a dramática fase. O baiano também será destaque no Carnaval de 2018 da Escola de Samba Vai-Vai e vai ressurgir nos palcos (dessa vez do teatro) na pele de um deus hindu, Vishnu, na encenação da inédita ópera brasileira "Negro Amor", projeto concebido pelo artista gráfico e tropicalista Rogério Duarte (1939 – 2016), com trilha sonora de sua autoria.

+ Liniker e os Caramelows: O segundo álbum da banda chega logo menos e promete ser bem diferente de “Remonta”.

+ JosyAra: Instrumentista e compositora, JosyAra tem despontado na cena baiana com faixas autorais. A reverência à regionalidade está presente, mas a cabeça da artista está plugada em outras inspirações mais contemporâneas. Disco sai pela Natura Musical.

Cardi B

Cardi B: Do pole dance ao topo das paradas - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Essa americana, filha de pais dominicanos, já foi stripper, sobreviveu a um relacionamento violento e fez um pequeno estrago nas paradas americanas em 2017. Despojada e sem filtros, ela desbancou Taylor Swift no primeiro lugar da Billboard com a música “Bodak  Yellow” e se tornou uma sensação no hip-hop americano. Agora, por exemplo, ela chega com o terceiro single nas paradas, “MotorSport”, com Nicki Minaj e o grupo Migos. O ano mal começou e ela já apareceu dividindo o remix de "Finesse” com Bruno Mars. Mas todos estão mesmo à espera de sua grande estreia fonográfica, "Gangsta Bitch Music, Vol. 2”, que sai esse ano (inclusive no Brasil) com influência de reggae e trap.

+ Racionais
O grupo de rap mais importante do país está no processo de lançar um novo disco. É oficial. Nós sabemos que o tempo dos Racionais é próprio, mas onde há fumaça há fogo e não custa ficar de olho. Certo mesmo é o novo trabalho solo do mestre dos pick-ups. “KL Jay Na Batida Volume 2 – No Quarto Sozinho” sai logo em março.

+ Drik Barbosa
Voz feminina das mais promissoras no rap, Drik saiu das batalhas de improviso em São Paulo para integrar o projeto “Rimas & Melodias” e vai lançar seu primeiro disco solo pela gravadora do Emicida, com participações de Karol Conká, Negra Li e Mahmundi. O primeiro disco está previsto para este ano.

+ Lay 
A batida crua e as rimas afiadas dessa rapper de Osasco já são conhecidas por quem segue o hip-hop brasileiro. Ela se auto intitula “porta-voz de todas as b***”. Sentiu a pegada? Lay agora está prestes a lançar o que ela chama de “coletânea de sentimentos”, seu próximo trabalho "Witch Trap".


 

Arctic Monkeys

Arctic Monkeys se apresenta em São Paulo nesta sexta-feira - Flávio Florido/UOL - Flávio Florido/UOL
Imagem: Flávio Florido/UOL

Sem lançar nada desde "A.M." (2013), o Arctic Monkeys está enfurnado no estúdio desde setembro passado e sinalizou que o novo disco chega este ano. Os fãs que esperam uma salvação para o rock, em baixa nas vendagens até mesmo nos Estados Unidos, agradecem.

Que ano é hoje?

Eles também vão lançar novos discos em 2018: Fall Out Boy, Avril Lavigne e Panic at the Disco.Arctic Monkeys.