Topo

Os shows, os indicados e as homenagens: o que vai rolar no Grammy 2018

Jay Z e Beyoncé na plateia do Grammy Awards 2017, em Los Angeles - Getty Images
Jay Z e Beyoncé na plateia do Grammy Awards 2017, em Los Angeles Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

28/01/2018 04h00

A 60ª cerimônia do Grammy, premiação mais importante da indústria musical, acontece neste domingo (28) com apresentações exclusivas, protestos e destaque para o poder feminino.

Entre as artistas confirmadas que subirão ao palco do Madison Square Garden, em Nova York, estão Lady Gaga, Rihanna, Pink e Cardi B. Indicada às categorias de melhor performance pop solo e melhor vocal de álbum pop, Kesha vai cantar ao vivo a polêmica faixa "Praying", que revê toda a dor enfrentada pelo assédio sexual e moral que alega ter sofrido nas mãos do produtor Dr. Luke, com quem ela iniciou uma batalha judicial em 2014.

Apesar dos temas sensíveis que não serão deixados de lado, a promessa final é de que o Grammy seja uma noite repleta de energia. Bruno Mars, Kendrick Lamar, Sam Smith, U2, a dupla de "Despacito" Luis Fonsi e Daddy  Yankee, Elton John com Miley  Cyrus e Sting são alguns dos outros artistas que farão performances no domingo.

"Vamos deixar claro: o Grammy não será baixo-astral", promete Ken Ehrlich, responsável pelo evento. "Teremos tantas performances neste ano, e elas vão ser realmente verdadeiras. E vão fazer você mexer os pés. Sim, algumas serão politizadas. Mas eu não quero enganar o público e fazer ele pensar que eles vão assistir a um show do tipo, 'oh, meu Deus, eu vou chorar a cada nove minutos'. Você não vai. Bruno Mars, por exemplo, não vai fazer você chorar", garante o produtor.

Seguindo a tradição, o Grammy também irá homenagear grandes nomes da música. Na edição deste ano, a cantora Tina Turner e a banda inglesa Queen serão lembradas na cerimônia.

Des-pa-ci-to

A música "Despacito", de Luis Fonsi e Daddy Yankee, foi indicada em três categorias do Grammy 2018, sendo duas as principais categorias do prêmio, a de gravação e a de música do ano. O rapper Jay-Z foi indicado nas categorias de melhor gravação, álbum e música do ano.

Ele foi o único artista nomeado em três das quatro principais categorias. Ao lado de Fonsi, Bruno Mars e Childish Gambino (nome artístico do ator Donald Glover) também foram indicados em duas das categorias principais.

Kendrick Lamar, com sete indicações no geral, é um dos favoritos da noite.

Entre os brasileiros indicados estão o pianista Antonio Adolfo e o violonista Marcello Gonçalves, ambos indicados na categoria melhor álbum latino de jazz, e o Trio Brasileiro, nomeado na categoria de melhor álbum de world music.

A festa do Grammy 2018 acontecerá no próximo dia 28, no Madison Square Garden, em Nova York, com transmissão ao vivo pelo canal TNT a partir das 22h30. O humorista James Corden será mestre de cerimônias.

Serviço:

Grammy 2018

Quando: Dia 28 de janeiro (domingo)

Horário: A partir das 22h30

Transmissão: Canal TNT