Topo

Shakira e Kendrick Lamar recebem primeiros prêmios no Grammy 2018

Shakira já saiu premiada do Grammy 2018 - Reprodução
Shakira já saiu premiada do Grammy 2018 Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo*

28/01/2018 19h29Atualizada em 28/01/2018 21h28

Shakira e Kendrick Lamar estão entre os primeiros premiados da 60ª edição do Grammy, que acontece neste domingo (28).

A cantora colombiana levou o troféu de melhor álbum pop latino, por seu trabalho "El Dorado", do qual saíram hits como "Chantaje" e "Perro Fiel".

Entre o reggaeton e o pop com toques de eletrônico, "El Dorado", já havia ganho o Grammy Latino de melhor álbum vocal pop contemporâneo.

Já Kendrick Lamar, com sete indicações, já ganhou os prêmios de melhor vídeo, melhor canção de rap e melhor perfomance de rap, por "HUMBLE".

Ele ainda concorre a alguns dos prêmios mais importantes da noite, como gravação do ano e álbum do ano. 

Mais premiados 

Outra premiada da noite foi a atriz Carrie Fisher, que recebeu um Grammy póstumo pela versão em áudio de sua autobiografia

O Kraftwerk, grupo alemão de música eletrônica, também conseguiu um feito importante e conquistou seu primeiro Grammy, após quase 50 anos de carreira. Ele saiu vencedor na categoria de melhor álbum de música dance e eletrônica por seu disco ao vivo "3-D The Catalogue".

Bruno Mars se destacou com três estatuetas: melhor performance de R&B ("That's What I Like"), melhor canção de R&B e melhor álbum de R&B ("24K Magic"). 

Já o Foo Fighters levou o prêmio de melhor canção de rock, por "Run". 

A festa

A 60ª cerimônia do Grammy, premiação mais importante da indústria musical, acontece com apresentações exclusivas, protestos e destaque para o poder feminino.

Entre as artistas confirmadas que subirão ao palco do Madison Square Garden, em Nova York, estão Lady Gaga, Rihanna, Pink e Cardi B. Indicada às categorias de melhor performance pop solo e melhor vocal de álbum pop, Kesha vai cantar ao vivo a polêmica faixa "Praying", que revê toda a dor enfrentada pelo assédio sexual e moral que alega ter sofrido nas mãos do produtor Dr. Luke, com quem ela iniciou uma batalha judicial em 2014.

Apesar dos temas sensíveis que não serão deixados de lado, a promessa final é de que o Grammy seja uma noite repleta de energia. Bruno Mars, Kendrick Lamar, Sam Smith, U2, a dupla de "Despacito" Luis Fonsi e Daddy Yankee, Elton John com Miley  Cyrus e Sting são alguns dos outros artistas que farão shows no evento.

*Com informações da agência AFP