"Gangnam Style" pode virar verbete de dicionário britânico

eter Schwartzstein

  • Chris Pizzello/Invision/AP

    Hit do cantor Psy é o vídeo mais visto do YouTube

    Hit do cantor Psy é o vídeo mais visto do YouTube

Ele tem o vídeo mais assistido da história do YouTube, tornou-se a sensação do pop com uma dancinha que varreu o mundo e agora o cantor coreano Psy deve consolidar seu lugar na cultura popular com o reconhecimento de um dicionário britânico.

"Gangnam Style", a canção hit de Psy, foi escolhida ao lado de "abismo fiscal" e "Romneyshambles" para se tornar palavras do ano do Collins Dictionary.

"Procurávamos por palavras que contassem a história do ano", afirmou Ian Brookes, editor consultor do dicionário. "Algumas palavras vêm de eventos que ocorreram e sumiram e não devem continuar... mas outras provavelmente estão aqui para ficar."

Outros verbetes vêm da política norte-americana. "Abismo fiscal" obteve muita atenção como o prazo para o Congresso e o presidente Barack Obama a entrarem em um acordo sobre os gastos do governo e os impostos.

E o termo "Romneyshambles" entrou para o domínio público britânico depois da visita cercada de gafes de Mitt Romney a Londres em julho, na qual ele perguntou sobre a prontidão da Grã-Bretanha para sediar as Olimpíadas.

A inclusão de "47%" na lista depois de um vídeo mostrar Romney dizendo a doadores de campanha que 47% dos norte-americanos certamente votariam em Obama por causa de sua dependência do governo coroou um ano ruim para o candidato perdedor.

O Collins recebeu mais de 7 mil sugestões para a sua base de dados online.

Doze palavras do ano – uma para cada mês – foram então selecionadas com base na frequência com que são pronunciadas, em quantos lugares apareceram e sua longevidade no discurso público.

Fazer parte da lista do ano de palavras do Collins não é garantia de inserção no dicionário seguinte.

Mas o Gangnam Style tem boas chances de conseguir, afirmou Brookes.

"É obviamente uma besteira, então existe a possibilidade de ela sumir. Mas foi ouvida por tantas pessoas que acho que provavelmente ela ganhou o direito de entrar no dicionário."

UOL Cursos Online

Todos os cursos