U2, Art Blakey e Everly Brothers entram no catálogo do Congresso dos EUA

Músicas do U2, do jazzista Art Blakey e dos Everly Brothers estão entre as 25 gravações acrescentadas neste ano ao Arquivo Fonográfico Nacional da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.

A lista anunciada nesta quarta-feira (2) inclui quase todos os estilos musicais entre 1896 e 1994 e eleva para 400 o número total de gravações do arquivo.

A Biblioteca do Congresso, a instituição federal cultural mais antiga do país, preserva a melhor versão existente de cada gravação no arquivo.

"Estas gravações representam uma parte importante da cultura e da história dos Estados Unidos", disse James H. Billington, bibliotecário do Congresso em um comunicado. "À medida que a tecnologia muda e formatos vão ficando obsoletos, precisamos garantir a proteção do legado auditivo de nossa nação".

A lista incluiu "The Joshua Tree", disco do U2 de 1987, "Cathy's Clown", sucesso dos Everly Brothers, o disco "A Night at Birdland" de Blakey de 1954 e a gravação original de 1979 do musical "Sweeney Todd", de Stephen Sondheim e Hugh Wheeler. A canção "Fortunate Son", hino de protesto anti-guerra de 1969 do Creedence Clearwater Revival, também entrou na lista.

O álbum "Heart Like a Wheel", que deu um Grammy à cantora Linda Ronstadt, e a canção da Grande Depressão "Brother, Can You Spare a Dime", que gerou sucessos para Bing Crosby e Rudy Vallee em 1932, também serão preservados na Biblioteca do Congresso, assim como a trilha sonora de "Shaft", composta por Isaac Hayes em 1971.

A lista foi compilada entre indicações do público na Internet e do Painel Nacional de Preservação de Gravações, composto por líderes nos ramos da música, da gravação e da preservação sonoras.

Vinte e cinco seleções são feitas a cada ano, e cada gravação tem pelo menos 10 anos.

(Por Patricia Reaney)

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos