Primeiro-ministro britânico critica sonegação de impostos de Gary Barlow

Tom Bergin

Da Reuters, em Londres

  • PA

    Gary Barlow, Howard Donald and Mark Owen investiram em esquema para pagar menos impostos, diz Justiça

    Gary Barlow, Howard Donald and Mark Owen investiram em esquema para pagar menos impostos, diz Justiça

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, criticou nesta segunda-feira (12) um esquema de sonegação de impostos usado por um dos maiores astros da Grã-Bretanha, o cantor Gary Barlow, do grupo pop Take That, mas rejeitou os pedidos para privar o artista de uma honraria.

Barlow, dois outros membros do Take That e o seu empresário, Jonathan Wild, podem ter que pagar mais de 9 milhões de libras ao Estado depois que um juiz descobriu que um esquema de investimento que eles utilizaram tinha como principal meta evitar o pagamento de impostos.

A evasão fiscal de outras celebridades e de empresas como Starbucks e Amazon enfureceu o público britânico, e os políticos foram rápidos na condenação a Barlow. Dois membros do Parlamento sugeriram que ele deveria devolver a "Ordem do Império Britânico", uma medalha que recebeu por suas atividades de caridade.

Cameron disse ao canal ITV: "Sou contra esses esquemas agressivos de sonegação de impostos... está claro que este esquema estava errado". Mas ele também disse não concordar que Barlow, que apoiou publicamente o Partido Conservador do premiê na eleição geral de 2010, seja forçado a devolver a medalha.

O parlamentar conservador Charlie Elphicke e a sua colega Margaret Hodge, do opositor Partido Trabalhista, disseram ao jornal "Times" ser questionável se Barlow deve manter a honraria.

Um porta-voz dos membros da banda se recusou a comentar. Wild, que investiu no mesmo esquema, não respondeu a pedidos de comentário. Anteriormente, representantes dos quatro disseram que eles pagaram "impostos consideráveis".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos