Broadway encontra novos palcos em Cuba e fará peça em Havana

Daniel Trotta

De Havana (Cuba)

  • STRINGER

    Bob Nederlander Jr., produtor de espetáculos da Broadway, durante entrevista em Havana

    Bob Nederlander Jr., produtor de espetáculos da Broadway, durante entrevista em Havana

Na missão de Bob Nederlander Jr. de exportar a Broadway para novos mercados no mundo, ele descobriu um velho local onde o teatro norte-americano está latente há pelo menos 50 anos - a Cuba comunista.

Após testar o apetite de Cuba com um show de temas musicais da Broadway em 2011, a Nederlander Worldwide Entertainment decidiu realizar uma temporada de três meses do show "Rent", o primeiro musical da Broadway exportado para Cuba em décadas. 

"Ficamos espantados com a reação", disse Nederlander sobre o show de 2011. "Aplausos em pé, pessoas comemorando, dançando de pé."

Baseado nisso e no interesse do Ministério da Cultura de Cuba, "nós então sugerimos trazer a Broadway autêntica a Cuba, que faremos em espanhol e com músicos e atores cubanos", disse Nederlander à Reuters no teatro Bertolt Bretch de Havana no segundo dia de ensaios. 

"Rent" vai estrear em 24 de dezembro, apenas dois meses após a escolha dos atores. Os norte-americanos vão dirigir e fazer o design do cenário, som, luz, coreografia e figurino. 

Nederlander é parte da terceira geração que comanda os negócios de sua família, um império de entretenimento por trás de sucessos como "Chicago", "A Gaiola das Loucas" e "Amor, Sublime Amor". 

A produção cubana é uma perda financeira cujo objetivo é o intercâmbio cultural, disse Nederlander, recusando-se a revelar detalhes. O Concelho Nacional de Artes Cênicas de Cuba está compartilhando as despesas. 

Os shows da Broadway eram populares em Cuba antes da revolução de 1959 que levou Fidel Castro ao poder.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos