Topo

Dois russos, um romeno e um mongol vencem Competição Tchaikovsky de 2015

2.jul.2015 - Dois russos, um romeno e um mongol vencem Competição Tchaikovsky - Divulgação
2.jul.2015 - Dois russos, um romeno e um mongol vencem Competição Tchaikovsky Imagem: Divulgação

De Moscou

02/07/2015 12h33

Um pianista russo, um violoncelista romeno e cantores da Mongólia e Rússia receberam as maiores honras na prestigiosa Competição Internacional Tchaikovsky, que acontece a cada quatro anos em Moscou, embora nenhum prêmio de primeiro lugar tenha sido entregue na categoria "violino".

Na 15º edição da Competição Internacional Tchaikovsky, em Moscou, na quarta-feira, o júri escolheu os finalistas em quatro categorias: piano, violoncelo, violino e voz. Os vencedores receberam uma medalha de ouro e 30 mil dólares cada.

A cantora russa mezzo soprano Yulia Matochkina ganhou o primeiro lugar na categoria de voz feminina. A cantora de 32 anos fez sua estreia no Teatro Mariinsky, em São Petesburgo, em 2009, em "Le Nozze di Figaro", de Mozart, e desde então entrou em turnê com a companhia de ópera.

Na categoria para violoncelo, o romeno Andrei Ionita, de 20 anos, recebeu o grande prêmio. Ele participou de orquestras na Alemanha, França e Rússia e supostamente toca em um violoncelo de 1671 feito por Giovanni Battista Rogeri.

Entre os pianistas, o russo Dmitry Masleyev, de 27 anos, foi o vencedor. Formado pelo Conservatório de Moscou, ele ganhou diversas competições no passado.

O júri não deu uma medalha de ouro na categoria violino e o segundo prêmio --uma medalha de prata e 20 mil dólares-- foi para Yun-Chien Tseng, de Taiwan.